
A Operação Alerta Verde, uma das fases do Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem 2023, foi lançada nesta segunda-feira (24), na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em Montes Claros. A operação será desenvolvida em parceria com a prefeitura da cidade e visa promover a prevenção aos incêndios em lotes vagos.
Segundo o capitão Lauro Fonseca, chefe da sessão de planejamento do 7ºBBM, boa parte dos incêndios em lotes vagos podem ser evitados, mas é necessário um esforço e envolvimento maior por parte da população, no sentido de apoiar a fiscalização e denunciar práticas irregulares. “A população pode ser a maior aliada do Corpo de Bombeiros neste esforço de reduzir os incêndios e primar pela segurança dos moradores e qualidade do ar que respiramos. Assim, servirá para que durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro, período que a corporação está mais empenhada com incêndios florestais, esses incêndios nos lotes não demande uma grande parcela do esforço dos bombeiros”, explica o capitão.
Como medida preventiva, os bombeiros visitam os locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e lotes vagos, com orientações e dicas sobre medidas preventivas para evitar as ocorrências de incêndios nestes lugares.
Ainda conforme Fonseca, existem muitos parceiros para auxiliar a corporação no período de estiagem, “podendo contar com a parceria de todos os órgãos públicos, privados e muitos brigadistas florestais”. No ano passado, o Corpo de Bombeiros formou aproximadamente 30 brigadistas no município de MOC envolvendo funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, moradores do entorno do Parque estadual da Lapa Grande e da Guarda Municipal.
VISTORIAS E OCORRÊNCIAS
Na área de atuação do 7°BBM, no ano de 2022, no período de abril a setembro, foram registradas 570 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que 46% delas foram caracterizadas como incêndios em lotes vagos, verificando-se então a necessidade de ações pontuais e principalmente as ações de cunho preventivo.
Essas vistorias estão sendo realizadas não somente em MOC, mas também em Januária, Janaúba, Salinas, Bocaiuva e Francisco Sá de acordo com o capitão Lauro Fonseca. “Isto, porque a região do norte de Minas é bem sofrida com a questão dos incêndios florestais então temos uma atenção maior nessas cidades e nesse período”, destaca.
Para o secretário do Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, a ocorrência de muitos incêndios na cidade faz parte da falta de conscientização das pessoas, porque essa ação não traz nenhum benefício para a população. “Pelo contrário, o fogo só traz malefício para o meio ambiente e para as pessoas”, ressalta.
SERVIÇO
Lotes vagos e sujos podem ser denunciados para a Secretaria de Serviços Urbanos, por meio do número 2211-4201, e no caso de incêndios, ligar para 193.