O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) desenvolverá no período de 04 a 09 de março, a Operação Carnaval 2011, com o objetivo de assegurar à sociedade mineira e seus visitantes proteção pública contra incêndios, acidentes e prevenção aquática nos rios, lagos e balneários em todo o Estado.
No carnaval, é comum o grande fluxo de veículos e a locomoção de pessoas em direção aos rios, lagoas, balneários e litorais. Diante desse fato, o Sétimo Batalhão de Bombeiros (7ºBBM) através do 4º pelotão de bombeiros em Pirapora, repassa algumas dicas e orientações a fim de evitar possíveis acidentes:
Antes de viajar, fique atento
Planejamento: planeje a viagem, inclusive períodos de descanso. Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade.
No volante: mantenha sempre a calma e evite conversas e distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista e não trafegue no acostamento.
Sono: aos primeiros sinais de cansaço pare em lugar seguro para relaxar. - Ultrapassagens: ultrapasse somente em locais permitidos e quando tiver certeza das condições de segurança.
Álcool e direção: A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos.
Cinto: O cinto de segurança é um importante fator na prevenção de mortes nas estradas e deve ser utilizado inclusive no banco de trás.
Celular: O uso do celular ao dirigir reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de perda de controle do veículo e colisões ou capotamentos.
Em casos de acidentes de Trânsito
- Ao deparar com acidente mantenha a calma.
- Sinalize o local (a uma distância de pelo menos 200 m), isso evita outros acidentes.
- Mantenha a vítima calma e informe-a que o socorro esta a caminho.
- Havendo outros voluntários trabalhe em equipe.
- Não execute primeiros socorros se você não for treinado, isso pode agravar a situação da vítima.
Estes são alguns cuidados básicos e simples, que devem ser considerados para reduzir o número de acidentes e tragédias nas estradas.
Nos rios, lagoas e balneários:
- No barco, caiaque ou lancha, use sempre os equipamentos de segurança. Se o barco virar, você não corre o risco de se afogar.
- Nunca tire os equipamentos de segurança nem mergulhe em águas desconhecidas.
- Obedeça a sinalização nas praias, represas e rios, pois dela também depende a sua vida.
- Mantenha distância das pedras escorregadias, pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo de traumas e afogamento.
- Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.
- Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.