
Os blocos de rua têm apenas alguns dias restantes para se inscreverem na Secretaria de Cultura de Montes Claros e participarem do desfile no Carnaval 2024 da cidade. As inscrições, abertas desde 15 de dezembro de 2023, encerram na próxima sexta-feira (5).
No entanto, o presidente do bloco Arco-íris do Amor e coordenador da Liga dos Blocos, Lucas Pereira, ainda não conseguiu realizar a inscrição devido à escassez de verbas necessárias para manter o bloco em funcionamento. “A gente está aguardando a sinalização da prefeitura, qual será a estrutura oferecida para os blocos, uma vez que a gente não foi contemplado no projeto da Lei Paulo Gustavo”, diz.
SEM PRORROGAÇÃO
Segundo a secretária Municipal de Cultura, Júnia Velloso Rebello, os blocos têm até sexta-feira (5) para realizar as inscrições. “E não teremos prorrogação, exatamente porque devemos definir o que fazer para realizar o carnaval da melhor maneira”, avisa.
Ao abordar a questão da verba para os blocos, a secretária destaca a necessidade de inscrição para facilitar a colaboração, afirmando que a definição das providências da prefeitura dependerá desse processo de inscrição. “70% dos blocos do ano passado já estão inscritos, esperando que todos concluam o processo até sexta-feira, pois o carnaval em Montes Claros está confirmado”, diz entusiasmada.
MAPEAMENTO
Para uma das coordenadoras do bloco Buraco da Gia, Márcia Braga, a intenção é se inscrever, para poder participar do carnaval da cidade. “Sabe ainda não estamos inscritos, mas pretendemos nos inscrever, sim, porque é um mapeamento que a prefeitura está fazendo. Então, esse mapeamento é importante para eles saberem que existimos e queremos participar, para se organizarem para a festa”, explica.
Braga conta que seu bloco existe há quatro anos e que, no ano passado, só pôde desfilar porque alguns comerciantes contribuíram. “A gente existe desde 2019, e é um bloco realmente, porque temos quase 30 ritmistas adolescentes. Mas se a gente vai sair esse ano, eu não sei, porque o ano passado, inclusive, a gente saiu com patrocínio local aqui. Esse ano temos que ver como vamos arrumar patrocínio ou se a prefeitura vai ajudar, ainda não sei, não tivemos reunião”, conta.