Cida Ribeiro
Colaboração a O NORTE
A barragem do rio Juramento (Sistema Verde Grande), que abastece Montes Claros, chegou à sua capacidade máxima (450 milhões de metros cúbicos) e verteu. A água começou a passar pelo sangradouro da barragem na última quarta-feira, 30 de dezembro. Desta forma, o abastecimento de água em Montes Claros para o ano de 2010 está tranquilo, informa José Ponciano Neto, supervisor de meio ambiente da Copasa e responsável pelo monitoramento do reservatório.
Ponciano explica que a barragem do rio Juramento teve o seu nível bastante elevado pelas chuvas registradas no mês de novembro. As chuvas que caíram no final de dezembro fizeram com que a barragem vertesse.
O técnico da Copasa lembra que o Sistema Verde Grande é o maior sistema de abastecimento do interior de Minas com uma capacidade para a captação de até 1.100 litros por segundo. Atualmente, são captados cerca de 700 litros por segundo. O Sistema Verde Grande é responsável por 65% do abastecimento de água de Montes Claros (360 mil habitantes). O restante do abastecimento (35%) é completado pelos Sistemas Pai João/Porcos – Eta Morrinhos.
A área de preservação do entorno da barragem é de 3.100 hectares. Trata-se de uma áreas mais importantes do Norte de Minas, principalmente, devido à sua biodiversidade,que chama atenção de pesquisadores de diversas universidades.
A Copasa implantou um programa de preservação ambiental junto aos pequenos proprietários rurais das proximidades da barragem, contemplando uma área de 326 km2 da bacia do Rio Juramento. É feito um trabalho de conscientização dos pequenos produtores, com a distribuição de mudas de espécies nativas da região. Com o programa, é garantida a recuperação e a manutenção das nascentes, sendo assegurada a preservação dos rios Juramento e Verde Grande e dos seus afluentes.