Banco de leite do Hospital Aroldo Tourinho precisa de doadoras

Jornal O Norte
Publicado em 22/02/2007 às 11:43.Atualizado em 15/11/2021 às 07:58.

O ministério da Saúde recomenda que o leite materno seja o único alimento ingerido pelo bebê nos primeiros meses de vida - nem mesmo água ou chás devem ser oferecidos às crianças neste período. Amamentar no peito significa proteger a saúde do bebê contra doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias, pois no leite há nutrientes, substâncias e células maternas que funcionam como anticorpos contra infecções



Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Ouvida na manhã de ontem, a técnica de enfermagem do hospital Aroldo Tourinho, Vilar Aparecida Fonseca Soares, afirma que o banco de leite do hospital está necessitando de mais doadoras. Ela explica que até novembro do ano passado o banco de leite contava com 35 doadoras, e, já em 2007, este número caiu para 13.



- É importante que mais mulheres que estejam amamentando possam se oferecer para doar o seu leite, pois além de atendermos Montes Claros, também atendemos crianças de várias cidades da região como, por exemplo, Januária, Pirapora e Bocaiúva. O leite, depois de pasteurizado, pode ficar guardado por até seis meses em um congelador. Precisamos de mais doadoras, pois o número de pessoas que nos procuram é muito grande.






Banco de leite do hospital Aroldo Tourinho atende não apenas à população de Montes Claros, mas de outras cidades da região, como Bocaiúva, Pirapora e Januária


(foto: Wilson Medeiros)



Segundo Aparecida Soares, um dos motivos desta redução no número de doadoras pode ser o período de férias. No entanto, ela tem esperança de que a situação venha a se normalizar, uma vez que o leite materno é importante na melhoria de qualidade de vida do recém nascido.



- O número de partos gemelares prematuros (que são o nascimento de gêmeos) está sendo significativo na cidade. Portanto, é fundamental que apareçam mais doadoras junto ao nosso banco de leite e o resultado será mais recém nascido atendidos.



REDUÇÃO DA MORTALIDADE



O gesto de doar leite humano contribui para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da qualidade de vida dos bebês beneficiados, aqueles que necessitam do leite para sobreviver e cujas mães não conseguem amamentar ou não têm leite suficiente para atender às necessidades dos filhos. Segundo dados do ministério da Saúde, atualmente no Brasil 75.364 mulheres doam 122.261 litros de leite humano, contemplando 109.175 bebês, anualmente, em média, tomando por base dados do período de 2003 a 2005.



FRASCOS



De acordo com Vilar Aparecida Fonseca Soares, é importante também que a comunidade possa doar vidros com tampa de plástico para que o mesmo seja usado no estoque do banco de leite do hospital Aroldo Tourinho.



- Vamos até a casa da doadora, deixamos um frasco que é esterilizado e ela mesma faz a coleta semanalmente. Fazemos um apelo para as mulheres de Montes Claros, que possam doar para o banco de leite vidros de maionese vazios de 250 e 500 ML, que podem ser usados para armazenarmos o leite doado, o façam sempre. Quem desejar obter mais informações sobre o nosso banco de leite pode ligar para o telefone – (38) 2101-4062.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por