Samuel Nunes
Repórter
A Ademoc-Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros firmou parceria com a A&C, que está implantando serviços de call center na cidade, com o objetivo de selecionar e encaminhar pessoas com deficiência para trabalhar na empresa.
DIVULGAÇÃO
Empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar 2% de suas vagas para pessoas com deficiência
O presidente da Ademoc, Valcir Soares, diz que a entidade possui um cadastro permanente para encaminhamento de emprego. Explica que para atender à demanda atual precisa de mais candidatos por isto não são medidos esforços objetivando colocar no mercado de trabalho aqueles deficientes físicos que não têm oportunidade de demonstrar sua competência em relação a alguma atividade.
- A empresa vai funcionar nas dependências do Montes Claros Shopping, no bairro Canelas, gerando, na primeira etapa, cerca de mil empregos diretos, sendo que deste total, cinquenta vagas serão destinadas a pessoas com deficiência física - salienta.
Para participar da seleção, o candidato deverá possuir o ensino médio, saber digitação e falar bem. Os interessados devem procurar a sede da Ademoc, na Rua Botafogo, 585 – ao lado da Praça do Bairro Maracanã ou telefone (38) 3214-8130 ou 3214-9422,
De acordo com Valcir, a A&C vai ampliar seu quadro de funcionários gradativamente, até chegar aos 3 mil postos de trabalho.
- A demanda será grande, podendo chegar à contratação de cerca de 150 portadores de deficiência – completa.
A A&C atua no setor de telemarketing e vai operar em toda a América Latina, abrindo vagas também para pessoas que falem espanhol. Ressalta a importância da parceria, pois demonstra a preocupação e cuidado com os deficientes.
BANCO
Em relação ao Banco de Emprego da Ademoc, Valcir esclarece foi criado com a finalidade de cadastrar pessoas com deficiência interessadas em trabalhar e fazer o encaminhamento para as empresas que se enquadram na legislação.
Observa que a demanda para as pessoas com deficiência aumentou depois que a Lei 8.213/91, conhecida como Lei de Quotas, foi regulamentada em dezembro de 1999, estipulando percentuais sendo que as empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar 2% de suas vagas para pessoas com deficiência.
O presidente da Ademoc relata que mesmo tendo as vagas, não se consegue pessoas capacitadas para atender à demanda.
- Desta forma, a entidade resolveu criar o Banco de Emprego que, além de cadastrar os interessados em um emprego, ainda busca parcerias para encaminhamento e realização de cursos de qualificação – explica.
Para as empresas que possuem de 201 a 500 funcionários a reserva para pessoas com deficiência deve ser d 3%; para as empresas que contratam entre 501 e 1.000 empregados, de 4%; e para as empresas a partir de 1.001 empregados, 5% de seu quadro de funcionários devem ser de pessoas com deficiência.