Montes Claros

Avenida Sanitária colorida de verde e amarelo para celebrar 200 anos da Independência

Alexandre Fonseca
Publicado em 07/09/2022 às 14:20.
Após dois anos sem desfile, montes-clarenses marcaram presença na Av. Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária) (Larissa Durães)
Após dois anos sem desfile, montes-clarenses marcaram presença na Av. Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária) (Larissa Durães)

Após dois anos sem o tradicional desfile em comemoração ao 7 de Setembro, por causa da pandemia de Covid-19, Montes Claros foi às ruas para celebrar o 200º aniversário da Independência do Brasil. Com bandeiras nas mãos, colocadas sobre os ombros ou camisa verde-amarela, moradores se enfileiraram ao longo da avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária) para acompanhar o desfile de autoridades, forças de segurança, escolas públicas e privadas.

Para receber o público e garantir a organização dos desfiles, a edição contou com reforços na estrutura montada, como a substituição das cordas de separação por grades de metal. “Estamos muito contentes por esse retorno, por isso fizemos alguns melhoramentos para garantir o andamento e a segurança. Dessa forma, foi até possível que o prefeito (Humberto Souto) saísse de casa para acompanhar tudo”, afirma o capitão Joaquim Borborema, coordenador de Segurança dos eventos da Prefeitura de Montes Claros.

“É um momento de superação das pessoas aqui presentes, das autoridades e do público. É uma vitória de Montes Claros, além de ser um momento de reafirmarmos nosso compromisso com os valores institucionais, civismo e de uma cultura que valoriza nossa pátria”, relata o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Magalhães.

Ao todo, 39 pelotões desfilaram pela avenida Sanitária, incluindo alunos dos colégios Ímpar e Indyu, Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), Faculdades de Saúde Ibituruna (Fasi) e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira.

Diretora administrativa do Colégio Indyu, Gabrielle Mourão diz que no desfile desse ano o educandário presta uma homenagem a alguns intelectuais e entusiastas da educação, como Paulo Freire e o professor Ruy Muniz, além dos tradicionais catopês, símbolos da cultura local. 

“Nós estamos muito felizes por voltar após o período pandêmico. Inclusive, neste ano, os alunos se empenharam muito para que esse momento acontecesse, principalmente depois desse período em que estiveram enclausurados. A euforia é tão grande que parece a primeira vez que estamos nos desfiles”, diz a diretora.

Para o aluno Henrique Alves, do 2º ano do ensino médio do Indyu, a possibilidade de celebrar essa data com o desfile dá mais ânimo a todos. “Estamos com uma sensação muito boa em voltar depois do confinamento. Tudo isso representa um ânimo para tentar voltar ao que era antes”, afirma.

A realização é compartilhada com os adultos, como a professora aposentada Rita de Cássia Murça Amorim. "Sair de casa nesse momento representa muito, principalmente para comemorarmos 200 anos de história. Estou muito feliz por poder estar vivenciando esse momento”, diz. 

Protesto
O evento cívico-militar serviu também como palco de protestos. Representantes dos enfermeiros de Montes Claros marcaram presença com cartazes e palavras de ordem contra a suspensão do piso salarial da categoria determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. 

“É um descaso com a classe voltar com a decisão. Nós, enfermeiros, estamos de luto em todo o país. É mais do que justo termos um piso e isonomia para a categoria”, relata a enfermeira montes-clarense Michelle Santos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por