Entre 1999 e 2009, o número de padres em todo o mundo aumentou 1,4%. O dado está contido na nova edição do Anuário Estatístico da Igreja Católica, divulgado na última sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011. Os dados revelam que atualmente no mundo existem 410 mil e 593 padres, sendo 275 mil e 542 pertencentes ao clero diocesano e os demais ao clero religioso.
Para comprovar o aumento do número de padres nesses 10 anos, na Arquidiocese de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, Sudeste do Brasil, no final deste mês, serão ordenados seis diáconos e, futuramente sacerdotes diocesanos, os seminaristas Fernando Rodrigues Mendes, de Janaúba, Luismar Rodrigues Ribeiro, de Montes Claros, Márcio Antônio Rosa da Silva, de Mirabela, Oliveira Rodrigues Odilon, de Porteirinha, Pedro Henrique Nunes Pereira, de Capitão Enéas, e Wagner Eduardo Dias, de Francisco Sá. Esta celebração solene acontecerá às 9h de sábado, 26 de fevereiro de 2011, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, Bairro São Luís, Região Sul de Montes Claros.
ORDENAÇÕES
Pela primeira vez desde 1999, em todo o mundo, menos na Europa, o número de ordenações supera o de falecimentos e abandonos.
O estudo aponta também que o número de padres e de católicos aumenta na África, Ásia e América Latina, caindo na Europa e América do Norte. A tendência é invertida no que se refere ao clero: a maior parte dos sacerdotes é europeia (46,5%), seguida por americanos (29,9%), asiáticos (13,5%), africanos (8,9%) e da Oceania (1,2%). O Anuário Estatístico da Igreja reúne dados de todos os segmentos da Igreja Católica dedicados ao apostolado e à evangelização em todos os países do mundo. Já o Anuário Pontifício, que recolhe todas as dioceses do mundo, privilegia nomes e biografias. Segundo a edição de 2009, com dados da Igreja relativos a 2007, o número de católicos no mundo é de 1 bilhão e 147 milhões de pessoas.