Logotipo O Norte
Sábado,16 de Agosto

Atendimento noturno nos postos de saúde já é alvo de reclamações: não há médicos

Jornal O Norte
Publicado em 30/09/2010 às 09:02.Atualizado em 15/11/2021 às 06:40.

Anny Muriel


Repórter


 


Em coletiva nesta terça-feira, 28, na prefeitura municipal, o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drumond, falou sobre a implantação do serviço de atendimento noturno de urgência nas unidades básicas de saúde dos bairros de Montes Claros.



- O objetivo do atendimento noturno nos postos de saúde de alguns bairros é desafogar o fluxo de usuários nos pronto-socorros dos hospitais, pois 60% dos casos atendidos nos hospitais de urgência e emergência da cidade são, de acordo com o protocolo de Manchester, dos pacientes que passam pela triagem e aguardam por atendimento nas cores azul e verde. Ou seja, não urgente e pouco urgente, o que causa aglomeração nos hospitais. Como o atendimento prioriza pacientes de emergência, os usuários vão ter oportunidade de receber atendimento nas próprias unidades de saúde do bairro - afirma o secretário.



O protocolo de Manchester visa atendimento ao paciente pela classificação de risco. O método consiste em identificar a queixa inicial e, por fim, estabelecer o tempo de espera, que varia de acordo com a gravidade mediante quatro cores. Vermelho significa atendimento emergente, laranja atendimento muito urgente, verde pouco urgente e azul atendimento não urgente, em que o paciente pode esperar por até 240 minutos.



Segundo o secretário, o projeto, implantado no dia 21 de setembro, tem sido bem aceito pela população.



Entretanto, no posto de saúde do Bairro Maracanã, por exemplo, não foi esta a realidade constatada pela reportagem de O NORTE. Nem todos os usuários estão satisfeitos com o projeto, que não tem conseguido suprir as necessidades.



- Desde a implantação deste projeto, eu estou à procura de atendimento no posto de saúde do Bairro maracanã, que abrange a área onde moro. Porém, é a segunda vez que vou ao posto e o médico não está presente. Eles alegam que o médico não atendeu porque houve um imprevisto; se de início já começou mal, é porque o sistema não vai funcionar mesmo.A gente se desloca de casa não consegue atendimento. O ideal seria aumentar o número de profissionais, porque geralmente quem procura o posto à noite é porque trabalha durante o dia - lamenta o professor Cristiano Martins Veloso.



O atendimento noturno foi disponibilizado nos postos de saúde dos bairros Major Prates, Santos Reis, Esplanada, Maracanã e Renascença e no hospital Alpheu de Quadros. Ao todo, são realizados quatrocentos e cinquenta atendimentos diários nas unidades, de 8h às 22h.



De acordo com a secretaria de Saúde, o atendimento nas unidades de saúde continua com agendamento.



Até ontem ao meio-dia tinham sido realizados 3.011 atendimentos e a intenção é expandir o projeto para outros bairros da cidade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por