Com o objetivo de melhorar a vida da população do Norte de Minas, ampliando os serviços da Rede de Urgência e Emergência instalada pelo governo de Minas na região, o secretário de estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, assina convênio junto à Santa Casa de Montes Claros nesta sexta-feira (01/04), 10h30. O acordo viabilizará a criação do Hospital do Trauma, com a transferência de R$ 1,5 milhão para elaboração dos projetos de construção, sobretudo hidráulicos, elétricos e de infra-estrutura.
A SES já investiu desde 2003, em relação a programas voltados para atendimento de Urgência e Emergência, mais de R$ 14 milhões na macrorregião Norte, englobando o SAMU 192, o Pro-Hosp e a Regulação em Saúde voltada para este setor. O novo hospital incrementará de forma significativa o atendimento ao SUS na região.
Antes da assinatura, Antônio Jorge presidirá, às 9h30, a abertura do Seminário de Fortalecimento das Redes Sociais, evento promovido pela Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança da Arquidiocese de Montes Claros (AAPAC).
O evento vai avaliar o convênio celebrado entre a SES e a instituição, que visa a capacitação de voluntários para promoção da saúde junto à comunidades indígenas, quilombolas e assentadas rurais, por meio das pastorais sociais. Participarão do encontro mais de 500 pessoas, vindas de 168 municípios do Norte mineiro e do Vale do Jequitinhonha.