Agentes do centro de Controle de Zoonoses visitaram o bairro Augusta Mota nesta quarta-feira (28) em mais uma batalha travada contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika.
A partir de constatação de caso da doença entre moradores da região, o CCZ iniciou a vistoria em imóveis num raio de 150 metros.
“A gente realiza manejo ambiental em todas as residências para eliminar todos os focos que estiverem ali, além de passar orientações para o morador. Após esse serviço, entramos com UBV portátil para matar os mosquitos que estiverem voando ali”, explica Jadson Geraldo Santos Nascimento, referência técnica do CCZ.
O técnico pontua que, em caso de notificações que ultrapassem 300 casos para cada 100 mil habitantes, é realizado o tratamento com UBV pesada.
“Ou seja, se houverem 300 casos em um bairro, enviamos um carro com equipamento acoplado que faz a eliminação do mosquito adulto no bairro todo e não apenas nos 150 metros”.
O CCZ orienta que os moradores devem desobstruir calhas, retirar água da laje, vedar tambores e ralos com água e lavar bem todos os recipientes que contém água, entre outras medidas.
O morador pode ainda solicitar a visita do CCZ, caso suspeite de foco na residência ou adjacências.