Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Ouvido na manhã desta terça-feira, o vice-presidente da Associação dos revendedores de gás de Montes Claros, Artur Rodrigues dos Santos, diz que foi realizada uma reunião com os representantes do corpo de bombeiros e da policia militar, no sentido de levar ao conhecimento da classe uma nova lei que começa a vigorar a partir do dia seis de agosto, que diz respeito ao transporte de GLP, o gás de cozinha. A reunião aconteceu na sede do CDL e contou com a presença significativa de associados.
Gás de cozinha é o nome popular do GLP, devido à amplitude de seu uso em domicílios, em botijões de 13k. É composto basicamente de propano e butano obtidos através do refino do petróleo, e seu poder calorífico e de 28.000 kcal/m³. Todas as instalações e fornecimento de gás têm que seguir rigorosamente as normas brasileiras da ABNT e portarias da ANP - Agência nacional de petróleo. As normas mais importantes são NBR 13523 - Central predial de gás liquefeito de petróleo; NBR 13932 - Instalações internas de gás liquefeito de petróleo e NBR 14024 - Sistema de abastecimento a granel.
ASSOCIAÇÃO
De acordo com Artur Rodrigues dos Santos, uma próxima reunião acontece na noite desta quinta-feira, na sede da associação, situada na Rua Bernardino Souto, 675, Vila Regina, com o objetivo de continuar as discussões em torno deste assunto.
- É bom salientar que é importante que todos os revendedores de gás participem dessa reunião, para que possam tomar conhecimento dessa nova lei e, conseqüentemente, se adequar a ela. Por isso, convido a todos os associados e as pessoas que queiram se juntar a esta entidade para que compareçam à sede.