Samuel Nunes
Repórter
A Arex – Associação dos reservistas do Exercito de Minas Gerais tendo em vista a necessidade e a carência que a população em geral tem de praticar esportes radicais, arvorismo, acampamentos e caminhadas ecológicas promove a partir do mês de fevereiro um projeto denominado de Eco-turismo. De acordo com o 1º secretário da entidade, sargento Djalma Luiz Fernandes Filho, a Arex sai na frente nesse tipo de atividade, uma vez que fez o registro de patente no Instituto Nacional de Produtos e Inventos, estando apta em 13 instruções e palestras alusivas aos assuntos mencionados acima.
Diretoria da Arex, durante visita à Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Rezende, no Rio de Janeiro (Foto:Arquivo)
– Estamos preparados para atender a toda a demanda do Norte de Minas com os mais modernos equipamentos para o desenvolvimento dessas atividades. Em nome da entidade convido os jovens estudantes universitários, de escolas públicas e privadas que aproveitem a oportunidade e participem do importante curso.
REGRAS
De acordo com o sargento Djalma Luiz Fernandes Filho, os participantes do curso devem observar algumas recomendações como disposição em participar de forma disciplinada e obediente de todas as atividades propostas. Ele explica que as atividades do curso de Eco-turismo serão ministradas de forma lúdica, competitiva, informativa e, sobretudo, trabalhando de maneira efetiva para o aprimoramento da formação do individuo.
O sargento Filho como é conhecido, afirma que os mesmos devem acatar as instruções dos instrutores e monitores de maneira educada evitando dessa forma qualquer tipo de desgaste.
SEGURANÇA
Outro ponto enfatizado é quanto à segurança disponibilizada durante o curso, o que ele considera fundamental para o desenvolvimento das atividades.
– O fator segurança é imprescindível a qualquer atividade, no caso especifico do curso de Eco-turismo, algumas medidas serão tomadas antes das atividades. Serão observados com antecedência fatores que podem interferir no sucesso da missão como, por exemplo, condição nos acampamentos, onde é importante o reconhecimento e planejamento detalhado da área, que venha a atender às necessidades dos participantes, instrutores e monitores. Não podemos deixar também de mencionar as instruções relacionadas à transposição de obstáculos e de cursos da água onde a Arex disponibiliza profissionais do Corpo de bombeiros, salva–vidas, médicos e enfermeiros.
Segundo o sargento Filho, todos os profissionais acima citados durante a realização do curso estarão preparados para sanar de forma imediata qualquer eventualidade que venha a oferecer algum tipo de risco.
Os interessados em participar do curso de Eco-Turismo podem ligar para o telefone – 3222-8414 ou na sede da Arex localizada na rua Governador Valadares 14, sala 05 centro.