Começou na segunda-feira, 22, com abertura no Automóvel Clube, o III Seminário norte-mineiro dos surdos, organizado pela ASMOC - Associação dos surdos de Montes Claros. O encontro tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos surdos buscando, assim, a sua valorização. Além da participação de grande número de pessoas, tanto surdas quanto ouvintes, a associação espera, por meio do evento, contribuir para a formação dos profissionais que trabalham com a pessoa com surdez. Para as pessoas que participarem será entregue certificado.
PROGRAMAÇÃO
De acordo com Clarice de Oliveira Xavier, secretária da associação, a presença das pessoas tem sido marcante e demonstra que a comunidade em geral atendeu os apelos feitos. Afirma ainda que na segunda-feira aconteceu palestra intitulada: O surdo e a arte, proferida pelo palestrante Ramon Dias. Hoje, 24, quarta-feira, no Automóvel Clube, a professora Rosana Fróes profere palestra voltada para o tema Sala bilíngüe.
A secretária revela ainda que nesta noite acontece a mesa redonda e também a participação dos professores Ladi Bertoldo, Alex Fabiano, Simone Rocha.
CONTEXTO
Clarice salienta a importância de outra palestra a ser realizada amanhã quinta-feira, 25, denominada - O surdo no contexto social. Informa que no dia 26, sexta-feira, acontece concentração na Praça da Catedral e à noite desfile da miss e do mister surdo.
Destaca ainda que no dia 27, sábado, acontece oficina de libras e português como segunda língua dos surdos.
- No último dia domingo, 28, estaremos organizando uma ação solidária às 8h da manhã, em bairro ainda a ser definido. (SN)