Hélen Santos
Repórter
onorte@onorte.net
As associações de moradores de bairros têm como principal objetivo servir de ponte entre a prefeitura e as comunidades. Para isso, através de assembléias, os morados elaboram estatuto e elegem uma diretoria de representantes, formada por presidente, vice, tesoureiro e secretários.
Hoje, existem em Montes Claros duas entidades responsáveis por fazer eleições nos bairros, ambas ligadas à prefeitura, a Unamoc - União de Associações de Moradores, Vilas e Distritos de Montes Claros, que tem como presidente Denílson da Silva; e a Cordam, presidida pelo Cabo Pacheco.
O Cabo Pacheco disse que a Cordam trabalha para a organização e o bem estar da população e que as pessoas estão aprendendo se unir em comunidade para reivindicar benefícios, principalmente nos bairros mais isolados, como no bairro planalto II, onde a eleição para a presidência da associação irá acontecer no próximo dia 30.
- As pessoas têm acreditado que, verdadeiramente, a união faz a força e que juntos podem conseguir mais benefícios para suas comunidades - ressaltou o dirigente.
O jornal O NORTE entrevistou a atual presidente da associação de moradores do Bairro de Lourdes, Rívia Sousa Santos, que reclamou dos dirigentes que comandaram a entidade.
- Sofremos muitos anos com alguns diretores que nos antecederam. São pessoas que atuaram dentro da prefeitura em benefício próprio, usando o nome do bairro para conseguir cargos, status e até verbas. Hoje, na associação, que é formada exclusivamente por mulheres, o diálogo tem fluído melhor e os projetos têm a participação de toda comunidade, inclusive dos representantes da Igreja – garante a dirigente.
A presidente da associação de moradores do Bairro de
Lourdes, Rívia Souza, tece crítica a seus antecessores
