Em assembléia realizada na sede da Federação Nacional dos Frentistas com subsede em Montes Claros, à Rua Francisco Perez, no bairro Guarujá, foram definidos os rumos referentes à negociação, pauta a ser encaminhada ao setor patronal da categoria ainda neste mês.
De acordo com Hozano Félix, diretor da entidade e representante da categoria na região do Norte de Minas, Centro-Oeste e Noroeste do estado, um número significativo de frentistas participou da assembléia, o que ele considera como fundamental para a luta por melhores salários e condições de trabalho.
O sindicalista revela ainda que assuntos que ele avalia como relevantes para a classe foram colocados em pauta como, por exemplo, os relacionados às condições de trabalho. Hozano Félix frisa que foi analisado e decidido durante a assembléia que a campanha salarial passa a vigorar a partir de 1º de novembro.
- Já estamos agendando negociações junto ao sindicato patronal. Neste ano as negociações serão um pouco diferentes, queremos benefícios importantes - diz.
ITENS
O diretor da Federação Nacional dos Frentistas revela que os itens mais importantes discutidos na assembléia foram: aumento salarial, ticket refeição, cesta básica, convênio médico, auxílio creche para a família dos frentistas, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, seguro de vida, equiparação salarial com outro centro, como São Paulo, e transporte gratuito.
- Outro item importante debatido com a categoria trata da autorização à diretoria da Federação Nacional para negociação ou para impetrar dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho com ou sem greve, caso o patronal se negue a negociar a manutenção dos direitos já conquistados - argumenta.
PROVIDÊNCIAS
Segundo Hozano Félix, uma reunião está sendo programada para acontecer com representantes do ministério público no sentido de que estas e outras reclamações sejam levadas ao conhecimento da instituição.
- Temos recebidos reclamações de inúmeros companheiros frentistas que não estão usufruindo de algo que lhes é de direito, como o intervalo para hora do almoço. Eles não estão desfrutando deste momento que considero sagrado. O frentista que estiver enfrentando qualquer tipo de problema no seu local de trabalho e que queira denunciar basta ligar para 3213-9800 - finaliza. (SN)