Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Em funcionamento desde 2003, a Asmoc - Associação dos Surdos de Montes Claros desenvolve importante trabalho de inserção e valorização das pessoas com deficiência auditiva. Por meio da interprete e coordenadora da pastoral dos surdos, Veronicia Andreza Leite, a presidente Rosana Froes Santos Leite disse à reportagem que dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam a existência de mais de 1.000 surdos em Montes Claros.
Rosana Froes Santos,
presidente da Asmoc
(foto: Wilson Medeiros)
Frisa ainda que, apesar do grande número de pessoas com deficiência auditiva, apenas 80 são sócias da Asmoc, razão pela qual a diretoria trabalha para aumentar o número de filiados. Nesta direção, promove, de 23 a 30 de setembro, a II Semana Norte Mineira dos Surdos, com palestras sobre Políticas Educacionais e os movimentos surdos por uma inclusão, Traduções e Marcas culturais dos surdos Capixabas e Paradigmas emocionais e comportamentais da pessoa com Surdez. No dia 26 de setembro, os associados participarão de passeara pelas ruas centrais da cidade.
Cursando o 5º período de pedagogia, a presidente afirma ser uma pessoa feliz e que leva uma vida absolutamente normal. Ressalta que, através de um trabalho conjunto com a pastoral, a associação tem realizado curso de libras, que é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil. Para participar das atividades da associação, os interessados podem fazer contatos pelo telefone (38) 3215-4657.