Logotipo O Norte
Domingo,21 de Dezembro

As chuvas mal começaram e a cidade já mostra suas feridas

Jornal O Norte
Publicado em 19/10/2006 às 09:26.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Montes Claros é atualmente a 5ª maior cidade do estado de Minas Gerais e tem um contingente populacional de mais de 350 mil habitantes. Com um número considerável de faculdades que se instalam a cada ano a cidade está se caracterizando como um importante pólo-universitário do estado e tem contribuído para a formação de vários jovens e até mesmo pessoas que não tiveram oportunidade de estudo na idade própria.



Apesar do crescimento Montes Claros enfrenta alguns problemas de ordem estrutural onde está comprovado que a cidade não está preparada para receber a chuva. Um dos problemas existentes é o trânsito que é lento e extremamente perigoso, com motocicletas, motoristas de lotação, caminhões e carros disputando espaço entre si e com os pedestres. Além das ruas estreitas, especialmente no centro da cidade, os buracos e ondulações no asfalto têm causando danos aos carros.



SEM ESTRUTURA



O Norte publicou nas duas últimas edições matérias relacionadas ao percentual de chuvas no mês de outubro. De acordo com Célio de Castro Barbosa, coordenador da estação de meteorologia de Montes Claros, em outubro do ano passado choveu na cidade 63,06mm, já no mês de outubro deste ano, até a presente data choveu 10,09 mm. Ele conta que a média histórica do mês de outubro é 110,05mm. Em decorrência das chuvas dos últimos dias o que se vê em alguns bairros e em ruas do centro é uma quantidade de buracos no asfalto atrapalhando o trânsito e, sobretudo acarretando prejuízos para os motoristas.






Situação de algumas ruas da cidade onde a má conservação do asfalto tem dado prejuízo para motoristas (fotos: Wilson Medeiros)



- É um absurdo o que está acontecendo em algumas ruas de Montes Claros, eu mesmo já levei o meu carro várias vezes à oficina, pois com a quantidade de buracos é obvio que o destino é com certeza a oficina mecânica – desabafa o comerciante Vanderson Almeida Reis que já teve seu carro danificado e gastou aproximadamente R$ 150,00 com o concerto e compras de algumas peças.



De acordo com ele é importante que a prefeitura olhe com mais atenção para este problema e cumpra as promessas feitas em campanha. Outro motorista de carro que se diz indignado com a atual situação de algumas ruas é Geraldo Aparecido Gomes. Ele afirma que na Avenida Nossa Senhora de Fátima, próximo ao Caic do bairro Maracanã, em virtude das obras de canalização do córrego do Bicano, a situação é caótica em algumas partes da avenida.



- Os buracos estão tomando conta da avenida, é muito perigoso para o pedestre passar, pois não tem faixa de e é iminente o risco de algum tipo de acidente. Ele critica também a situação da avenida Ovídio de Abreu que liga o centro de Montes Claros a bairros como Santa Rita I e II e também ao Cintra onde, com a água da chuva, o motorista fica sem visão e é comum carros passarem sobre os buracos que estão cobertos de água.



PROBLEMAS NO  CANELAS



Depois de enviar e entregar nas mãos da secretária do prefeito Athos Avelino três ofícios pedindo uma reunião para mostrar a realidade do Canelas I, José da Silva Macedo, morador deste bairro há 16 anos, procurou O Norte para denunciar a situação. De acordo com ele os moradores estão revoltados com a situação de abandono em que se encontra o bairro. Ele diz que sujeira e lama são constantes no período de chuva.






Moradores limpando as casas devido a entrada


de água vinda da rua



José Macedo diz que ainda tem esperança de que a administração atual resolva estes e outros problemas do bairro.



- Algumas ruas do nosso bairro estão intransitáveis, minha rua é um dos exemplos. Moro deste o início do bairro na rua Mariana Joana e já até pensei em fechar meu comércio devido a quantidade de lama que junta em época de chuva, o que acaba por atrapalhar meus negócios. Mas não dá para fechar as portas, pois minha família precisa deste comércio - lamenta.



Outro problema que ele diz enfrentar são as obras de canalização do córrego do Bicano que, de acordo com ele, a empresa responsável começa e não termina o serviço o que acaba prejudicando o dia a dia dos moradores.



- Uma obra que poderíamos estar comemorando está servindo é para reclamações dos moradores desta área da cidade. Quando é período de sol o que incomoda é a poeira, que traz vários transtornos, principalmente para as crianças. Já na época de chuva, a lama é o problema. Em algumas ruas já presenciei acidentes com a derrapagem das motocicletas, isto é um absurdo - critica.



BUEIRO ENTUPIDO



José da Silva Macedo alerta quanto aos problemas causados pelas chuvas nos bairros Canelas I e II, e também nos bairros vizinhos, Conjunto Habitacional Joaquim Costa e Vila Greice. Ele afirma que bueiros já entupiram e o resultado foi a entrada de água nas casas de alguns moradores.



- Vários amigos e vizinhos já perderam seus pertences com a água em suas casas que chegou a atingir aproximadamente 40 cm de altura. Ele afirma que um lote vago próximo a sua casa em época de chuva acumula muita água que escorre em direção não apenas a sua residência, mas também na de alguns vizinhos.



- Estamos cansados, todo ano é a mesma coisa. Até quando vai continuar acontecendo isto? - pergunta José da Silva Macedo.



TRANSPORTE COLETIVO



Outra reclamação é referente ao transporte coletivo que não passa no bairro Canelas I. de acordo com José da Silva Macedo o lotação passa de hora em hora e é preciso urgentemente que uma linha de ônibus passe no bairro, pois os moradores que precisam deste tipo de transporte tem que caminhar até o bairro Canelas II para pegar o lotação. De acordo com ele a indignação dos moradores chegou a ponto de eles organizarem um abaixo-assinado que será entregue ao Ministério Público para que providências sejam tomadas e a administração municipal atenda as reivindicações dos moradores.



- Eu pergunto mais uma vez quando nossas reclamações serão atendidas, eu trabalhei na campanha do Doutor Athos Avelino para prefeito, ele ganhou a eleição e em contrapartida o bairro onde eu moro não recebeu ainda nenhuma beneficio por parte da administração dele - argumenta.



CONTRAPARTIDA



A prefeitura de Montes Claros informa, por meio das suas secretarias de Atividades e Serviços Urbanos, Obras e Planejamento, que vem trabalhando na região dos Córregos Vargem Grande e Bicano na obra de canalização e urbanização dos canais, que irá beneficiar moradores dos bairros Canelas I e II, Vila Campos, Conjunto Habitacional José Corrêa Machado e Maracanã.



No entanto, segundo informa, o trabalho de patrolamento, encascalhamento e limpeza urbana continuam sendo realizados na região.



Com relação à limpeza urbana, a secretaria de Atividades e Serviços Urbanos informa que já retirou dos bairros Canelas I e II 3.899 toneladas de entulho e lixo, mas o problema se acentua ainda mais em períodos de chuva. Quanto às obras de drenagem, a secretaria de Obras informa que já iniciou uma macrodrenagem na região, especialmente na rua 7, do bairro Vargem Grande.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por