Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Moradores do Grande Renascença se preparam para a inauguração da Praça da Paz Sidney Andrade Jr., que acontece na manhã deste sábado. A praça estava toda destruída, à mercê de vândalos e bandidagem, e sua reconstrução é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro.
Depois de ser autorizada pela prefeitura, a obra foi iniciada e, durante toda esta sexta-feira, além dos profissionais, o espaço foi tomado por voluntários que ajudavam na pintura, limpeza e plantio de árvores.
Moradores do Grande Renascença se mobilizam para a reconstrução da praça
De acordo com o gerente administrativo da UAI – unidade administrativa intersetorial – pólo Renascença, Paulo José Pereira dos Santos, toda a comunidade se mobilizou, não só para que a obra fosse autorizada, como, também, está envolvida para que esta seja concluída.
A pequena Camila ajuda no plantio de árvores
(fotos: Wilson Medeiros)
Quem passa na região percebe que todo o entorno da praça foi arborizado e, segundo Paulo José, os moradores se prontificaram em cuidar das árvores.
Moradores e estudantes do Caic do Maracanã ajudam a grafitar o muro
- Além das árvores, os moradores também vão ajudar na manutenção da praça – explica.
O muro lateral à praça foi todo grafitado, tendo a paz como tema principal.
- Reunimos crianças e adolescentes de projetos sociais que têm jeito com pintura, além de vários adultos que se dispuseram em ajudar na ornamentação da praça.
Carlos Antônio dos Santos, que é conhecido no bairro como Carlito, e faz parte do conselho Gestor de Saúde, diz que foi um dos primeiros a se apresentar como voluntário.
- Há sete anos a praça foi revitalizada, mas a bandidagem destruiu tudo. Agora, vamos fazer de tudo para deixar a praça sempre bem cuidada e, também, ensinar às crianças a brincar, sem destruir as árvores que foram plantadas – ressalta o morador.
Segundo Paulo José, para restaurar a praça, a secretaria municipal de Meio Ambiente forneceu material e mão-de-obra, e os moradores ajudaram na execução da obra.
- As crianças estão felizes por participarem do projeto, e todos os moradores dão uma passada pelo local para conferir o que está sendo feito e dar opiniões – completa Paulo.
Carlito diz que custou a acreditar que a obra sairia do papel.
- É de dar gosto ver a criançada dos centros de convívio pintando o muro, plantando árvores e ajudando em tudo. Isso é uma forma de educação e exercício de cidadania. Fico feliz em saber que nossa reivindicação foi atendida. Só lamento que o menino que dá nome à praça tenha sido morto de forma tão brutal. O que esperamos é que esse gesto lembre a todos da necessidade de se viver em paz – salienta Carlito.
A Praça da Paz Sidney Andrade Jr será inaugurada neste sábado, às 11h. Às 8h da manhã, acontece a caravana do lazer, com atividades esportivas e culturais para as crianças e adolescentes, moradores do Grande Renascença.