Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
No dia em que a Igreja recorda com especial fervor São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, a Arquidiocese de Montes Claros comemorou 18 anos desde que Dom José Alberto Moura foi sagrado bispo. A missa em ação de graças, alusiva ao que ele, brincando, chamou de “entrada na maioridade episcopal”, ocorreu na segunda-feira, 14, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Dom José Alberto, num dos momentos da Missa
(foto: DIVULGAÇÃO)
Concelebraram o Arcebispo Emérito dom Geraldo Majela de Castro, monsenhor Antônio Rocha e os diáconos permanentes Idelfonso e Euller. Cerca de 300 pessoas participaram da celebração.
Na homilia, dom José Alberto destacou que a eficácia do rito, praticado para agradar Deus, passa necessariamente pela ação social. Lembrou que o teor da primeira leitura, prevista na liturgia daquele 14 de julho, explica o raciocínio expresso nas palavras de Isaías. Dom José Alberto concluiu seu pensamento ao afirmar que Jesus deseja que homens e mulheres sigam e ajudem os mais empobrecidos. “Amar a Deus e cumprir o que Deus pede requer que consertemos o nosso modo de vida, visto que só Ele é sustentação de nossa caminhada terrena”, finalizou.
Vigário-Geral da Arquidiocese de Montes Claros, monsenhor Antônio Rocha parabenizou Dom José Alberto pela “maioridade episcopal”, ressaltando sua competência em continuar o trabalho de evangelização levado a efeito pelos seis bispos que o antecederam.
ARCEBISPO
Há pouco mais de um ano, no dia 29 de junho de 2007, dom José Alberto Moura recebeu das mãos do Papa Bento XVI, em Roma, Itália, o Pálio, insígnia que o credencia como Arcebispo. Trata-se de uma espécie de colarinho confeccionado com lã de cordeiros ofertados por jovens romanas no Dia de Santa Inês, 21 de janeiro, e abençoado no Dia de São Pedro, 29 de junho. A cerimônia ocorreu dois meses após sua posse como segundo Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, em 14 de abril do ano passado. Ele é o sucessor de Dom Geraldo Majela de Castro, de 78 anos, agora Arcebispo Emérito.