A partir desta semana e com previsão de permanecer por mais dois meses, o Pronto socorro de urgência e emergência do HAT - Hospital Aroldo Tourinho vai funcionar em ala anexa ao estabelecimento de saúde, onde está prevista a implantação de um centro de hemodiálise. A mudança de funcionamento do Pronto socorro está sendo providenciada pela diretoria do hospital, levando-se em conta o início das obras de reforma, ampliação e modernização do espaço físico, que recebe pacientes não só de Montes Claros, como de outros municípios do Norte de Minas e até do Sul da Bahia.
Só na mudança da estrutura física do PS estão previstos investimentos da ordem de R$ 60 mil, repassados à Fundação hospitalar de Montes Claros pela secretaria de estado da Saúde. Os recursos estão previstos na implementação do programa Pró-hosp, que objetiva melhorar a infra-estrutura de atendimento dos hospitais do interior do estado, o que consiste tanto na realização de obras de reforma, ampliação e modernização, bem como na compra de novos equipamentos. Além de mudanças na infra-estrutura do OS, a diretoria do hospital já concluiu a reforma e modernização da ala de enfermaria e nesta semana estão sendo iniciadas mudanças na estrutura da clínica médica.
CENTRO DE EXCELÊNCIA
Entre obras e compra de novos equipamentos, a diretoria do HAT está investindo cerca de R$ 230 mil do Pró-hosp 2.
- O apoio do governo do estado para a viabilização das obras tem sido fundamental para que tenhamos condições de dar continuidade ao programa de desenvolvimento do Hospital Aroldo Tourinho, tendo como meta transformarmos o estabelecimento num centro de excelência em saúde - ressalta o administrador geral do HAT, Aluízio Cunha.
Segundo ele, as obras que estão sendo implementadas no hospital não estão comprometendo o funcionamento do estabelecimento:
- Estamos trabalhando com o objetivo de viabilizarmos o menor impacto possível na estrutura de atendimento, a fim de que os pacientes não sejam prejudicados.
Para evitar problemas de demora no atendimento a pacientes que se enquadram nos casos de urgência e emergência, a diretoria do HAT enviou correspondência a secretarias municipais de saúde, à coordenadoria do Samu 193 - Serviço de atendimento móvel de urgência e a outras instituições públicas e privadas, comunicando a mudança de funcionamento do PS.
NOVAS CLÍNICAS
O superintendente da Fundação hospitalar de Montes Claros, Alexandre Pires Ramos, ressalta que a continuidade das obras de ampliação e modernização da infra-estrutura do Aroldo Tourinho dará condições à instituição de continuar investindo na busca do credenciamento, junto ao ministério da Saúde, de novas clínicas para a realização de procedimentos médicos de alta complexidade, como já acontece com a área de cardiologia e hemodinâmica. Neste ano, o Aroldo Tourinho passou a sediar, em caráter pioneiro no Norte de Minas, curso de residência médica em cardiologia, levando-se em conta a excelente infra-estrutura que o estabelecimento possui para a realização de procedimentos médicos de alta complexidade, além de possuir as condições ideais para também se transformar num hospital escola.