Logotipo O Norte
Domingo,28 de Dezembro

Arcebispos celebram missa em homenagem a pároco da Catedral

Jornal O Norte
Publicado em 14/01/2008 às 10:22.Atualizado em 15/11/2021 às 07:22.

Valéria Borborema


Colaboração para O NORTE



O pároco da Catedral metropolitana de Montes Claros, padre Dorival Souza Barreto Júnior, comemorou 20 anos de sacerdócio na última quinta-feira, 10. A missa em ação de graças, que aconteceu às 18h30, no majestoso templo, Centro da cidade, foi presidida pelo arcebispo dom José Alberto Moura e concelebrada pelo arcebispo emérito dom Geraldo Majela de Castro e pelo aniversariante. Participaram cerca de 200 pessoas.



Logo no início do ato litúrgico, dom José Alberto cumprimentou formalmente padre Dorival e pediu a Deus que o abençoasse com muitos anos mais de vida dedicada à igreja:



- Ele ainda está novinho, nem atingiu a maioridade...



A homilia foi conduzida por dom Geraldo Majela, de quem o sacerdote é amigo íntimo e colaborador. Ele lembrou que, segundo a liturgia, o tempo do natal seria concluído apenas no domingo, 13, quando se recorda o batismo de Jesus:



- Até lá continuamos a viver o natal (...) e pensamos no Menino Jesus batizado, que se manisfestou ao mundo.



O arcebispo emérito procurou seguir essa linha de raciocínio para enaltecer a missão do padre:



- Unidos a Jesus pelo batismo, nós também devemos nos manifestar para os irmãos. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Pois só se ama Deus no momento que conseguimos percebê-lo nos irmãos.



E, naturalmente, cabe ao padre vivenciar com maestria o ensinamento, animando os cristãos a se empenharem na construção de um mundo mais justo e solidário.



Padre Dorival Barreto tem 43 anos. Baiano de Jequié, nasceu no dia 10 de março de 1964. É filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves.  Foi ordenado no dia 10 de janeiro de 1988, junto com o então diácono Ivan Clementino de Jesus, padre Ivan, que hoje é capelão militar em Brasília. Exerceu o ministério como vigário paroquial nas paróquias São João Batista (Montes Claros) e Santos Reis (Engenheiro Navarro), pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Montes Claros), administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio da Boa Vista (São João da Ponte) e vigário paroquial da Catedral.



Padre Dorival Barreto passou dois anos e três meses em Roma (Itália), de 2000 a 2002, para concluir doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Na oportunidade, defendeu tese sobre A renovação eclesial e litúrgica no Brasil durante os pontificados de Pio XI e Pio XII, um calhamaço de 290 páginas. Assim que retornou da cidade eterna, tomou posse como pároco da Catedral e sucessor de monsenhor Antônio Monteiro Alencar.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por