Logotipo O Norte
Segunda-Feira,4 de Agosto

Arcebispo preside última missa do ano na Catedral

Jornal O Norte
Publicado em 01/01/2010 às 17:42.Atualizado em 15/11/2021 às 06:15.

A última missa do ano na catedral metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom José Alberto Moura, na noite da última quinta-feira, 31 de dezembro. Nesta sexta-feira, solenidade da Santa Mãe de Deus, que, na arquidiocese de Montes Claros é celebrada sob o título de Santa Maria Mãe da Igreja, padroeira arquidiocesana, e Dia Mundial da Paz, Dom José Alberto retorna ao templo, na Praça Pio XII, centro, para celebrar a 1ª Missa de 2010, às 18:30h. Não haverá missas no santuário Bom Jesus, nem na capela São José, sedes das duas outras comunidades da paróquia.



O pároco, padre Dorival Souza Barreto Júnior, destaca a importância de os fiéis encerrarem 2009 e começarem o novo ano em oração.



- No dia 31 de dezembro nos reunimos ao redor de nosso arcebispo metropolitano para celebrar a Eucaristia e agradecer a Deus pelo ano que termina. No primeiro dia ano celebraremos a Eucaristia agradecendo a Deus porque nos concede um novo ano e pedindo a sua bênção, para que vivamos segundo a Sua Palavra.



Ele ainda lembra que, no último dia do ano civil, a igreja concede a indulgência plenária a todos os que, em comunidade, nas igrejas e nos oratórios públicos ou semipúblicos, rezarem ou cantarem o Te Deum em ação de graças, conforme Enchiridion Indulgentiarum, o manual das indulgências. No próprio manual ou no catecismo da igreja católica consta como indulgência a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.



- Para conseguir a indulgência, que pode ser parcial, se remover parte da pena temporal devida pelo pecado, ou plenária, se remover toda a pena, a pessoa deve confessar-se, comungar e rezar na intenção do Papa. (Fonte: Ascom Catedral)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por