Logotipo O Norte
Segunda-Feira,7 de Julho

Aprovados de Moc superam outras regiões do estado no exame da OAB

Jornal O Norte
Publicado em 07/03/2009 às 10:16.Atualizado em 15/11/2021 às 06:52.

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE



Os números do Exame de Ordem mostram como anda o ensino jurídico no país. Em Minas Gerais, no último exame concluído em 2008, cerca de 330 candidatos fizeram a prova, destes 130 passaram para a segunda etapa e 81 foram aprovados. Destaque para Montes Claros, o índice de aprovados no Norte de Minas superou as demais regiões do Estado



A primeira etapa do Exame de Ordem da OAB/MG aconteceu no dia 07 de dezembro, em 29 cidades mineiras. Para aprovação à próxima fase foi necessário acerto de pelo menos 50% das questões. Na segunda etapa, que aconteceu no último dia 01 de fevereiro, os aprovados responderam questões abertas e produziram uma peça jurídica relacionada à área escolhida entre Direito Civil, Tributário, Trabalho, Empresarial, Penal e Administrativo.



Montes Claros no topo do ranking no último exame, mostra que as 4 escolas estão se aprimorando para prestar um ensino de qualidade. São muitos os bacharéis já formados pela Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdades Santo Agostinho e Faculdades Integradas Pitágoras. A Funorte ainda não formou a primeira turma.



- O Exame de Ordem procura visa exigir dos candidatos um mínimo de conhecimentos para o exercício de uma advocacia de qualidade, pois os resultados das provas refletem diretamente na advocacia. Ao mesmo tempo, tais resultados servem para que as faculdades possam analisar e aprimorar seu ensino jurídico - diz Dalton  Rocha, presidente da 11ª Sub. Da OAB.



O país tem hoje 1.088 escolas de Direito, 75 em Minas. O cenário de ensino de Direito no Brasil  é formado de escolas excelentes, intermediárias e por escolas que devem ser objeto de uma apurada fiscalização do MEC. Cabe ao acadêmico ter discernimento na hora de escolher a instituição a qual vai confiar seu futuro profissional.



O advogado João Paulo Reis, formou-se pela Faculdade Santo Agostinho, em julho de 2008, e recebeu a carteira da OAB durante solenidade realizada no dia 02 de março deste ano. O índice de aprovação surpreendeu pelo grande número de faculdades na cidade. Acredito que essa concorrência ajuda a melhorar o nível das faculdades, com mais atenção para o conteúdo e o corpo docente.



Norberto Custódio é advogado há 40 anos, participou da primeira turma de Direito da Unimontes. O advogado se emocionou ao ser convidado para entregar a carteira de estagiária para a neta, Anniely Custódio Mota. Também passei pelo Exame da OAB e sei que não é fácil. Porém, é importante, afinal o advogado serve melhor a sociedade, buscando a ética e a justiça.



Dalton Rocha ressalta que a missão do advogado é exercer uma advocacia que não somente beneficia ao cliente, é um exercício em prol de um Brasil melhor; defendendo o direito à cidadania, mostrando a importância da liberdade e da justiça. Lutamos pela defesa da Constituição, dos direitos humanos e da justiça social. Quando a racionalidade está escassa, a advocacia mostra sua força para evitar que mazelas que já aconteceram na sociedade não voltem a ocorrer.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por