A APAE de Montes Claros realiza no próximo dia cinco de outubro uma feira literaria interna sobre o poeta Cândido Simões Canela, com exposição de trabalhos confeccionados por alunos da associação. O evento serve de preparação para feira municipal, que acontece nos próximos dias 27 e 28 de outubro – realizado pela prefeitura. A programação acontece a partir das 8h na biblioteca “Sonho das Letrinhas”. A ideia foi preparar os alunos para a exposição municipal, onde a APAE terá um espaço para divulgação de trabalhos sobre o poeta Cândido Canela.
Na instituição os alunos realizaram ao longo da preparação, trabalhos diversos relacionados ao tema do centenário de Cândido Canela. Foram confeccionados livros, poemas e releituras das obras de Canela. No dia cinco, os alunos realizam apresentações, declamando poemas e releituras, além da exposição dos trabalhos e objetos da época em que viveu Cândido Canela. Os trabalhos produzidos pelos alunos da APAE tiveram como base o livro “Rebenta Boi”.
Cândido Simões Canela, nasceu em Montes Claros no dia 22 de agosto de 1910. Contista, cronista e poeta filiado a escola de Catulo da Paixão Cearense, publicou dois livros de poesia à feição sertaneja: “Lírica e Humor do Sertao”, em 1950 e “Rebenta Boi”, em 1958. Inspirado trovador, humorista satírico possui inúmeras outras obras prontas para divulgação. Cândido Canela morreu no dia sete de março de 1993 e para homenageá-lo várias ações foram realizadas ao longo do ano nas escolas e instituições públicas e privadas de Montes Claros.