Na sexta-feira passada, 27 de agosto, a Apae Montes Claros inaugurou o espaço onde funcionará o projeto Centro de convivência Luiz Augusto Viviani de Abreu, que atende 57 alunos, com idade entre 22 e 51 anos. O espaço é amplo e possibilitará que os alunos continuem tendo oficinas, aulas e cursos, no objetivo de propiciar inserção na comunidade e no mercado de trabalho, além de trabalhar a autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual.
O projeto foi criado em fevereiro de 2009 e é mantido totalmente com recursos da Apae. Com trabalhos coordenados por um corpo técnico da Apae (assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos), os assistidos vêm demonstrando grande avanço nas habilidades mentais, sociais e as relacionadas ao bem estar físico, psíquico, emocional. Além do espaço dedicado ao Centro de convivência (que fica dentro das dependências da Apae), os alunos também tem aulas de recreação e esportes no Max Min Clube, graças a uma parceria celebrada com a diretoria do clube. O projeto conta ainda com o apoio do corpo de bombeiros Militar de Montes Claros.
Os 57 alunos do Centro de Convivência realizam oficinas diversas, como Atividade Vida Diária (AVD) e Atividade Vida Prática (AVP); trabalham a autogestão e autodefensoria; têm aulas de dança, higienização, teatro e Tai Chi. No Max Min Clube realizam atividades de hidromassagem, jogos e atividades físicas. Várias ações também colocam os assistidos em contato com a comunidade, como com a recém criada fanfarra da Apae, que se apresentará nas comemorações cívicas do 7 de Setembro.
O Centro de convivência vem dando tão certo, que será apresentado pela equipe técnica da Apae durante o IV Simpósio de Neurociência da UFMG, em Belo Horizonte. A abertura do simpósio acontece no dia dois, quinta-feira e contará com a participação de uma das terapeutas ocupacionais da Apae, Aline Pietra Souza Araújo. Ela leva o tema Centro de convivência – A educação para a vida, onde mostrará os diversos benefícios que a implantação do projeto ofereceu aos assistidos da Apae Montes Claros. Além dela, participaram da confecção do trabalho a ser apresentado, a também terapeuta ocupacional, Thalita Ferreira Estrela e a assistente social Elaine Araújo.
O simpósio vem contribuir para a consolidação das bases deste campo do saber no estado de Minas Gerais. A programação traz destaques em diferentes sub-áreas das neurociências. Há ainda cursos, mesas redondas e debates diversos.