
Montes Claros possui uma frota de 192 vans que trabalham com o transporte escolar no perímetro urbano do município. Para garantir a segurança dos alunos, os veículos precisam passar por uma vistoria semestral na MCTrans. Somente quem estiver com o veículo em ordem recebe o selo de qualidade. Mas na última etapa de fiscalização, realizada de junho a agosto, 21 vans sequer foram levadas pelos motoristas para serem submetidas à avaliação dos técnicos.
Isso quer dizer que existem crianças e jovens sendo levados para a escola em 21 veículos provavelmente sem condições adequadas de segurança. Um alerta para os pais verificarem se nos serviços que contrataram consta o selo de qualidade entregue pela MCTrans após a vistoria.
Na inspeção realizada de junho ao início deste mês, 171 vans foram vistoriadas – destas, 22 foram reprovadas.
Durante o processo foi analisada a documentação do veículo, que deve estar totalmente regularizada, como o IPVA, seguro DPVAT e taxa de licenciamento anual, e as informações sobre a rota que o veículo fará e a faixa etária dos passageiros.
Também foram verificados os equipamentos obrigatórios de segurança dos veículos que devem estar em bom estado de conservação.
“As principais irregularidades que encontramos foram a falta de cintos de segurança ou, quando havia, estavam danificados. Extintores de incêndio vencidos ou descarregados, problemas na parte elétrica, desgaste excessivo de pneus e cronotacógrafos sem certificação de aferição. Esse último é um objeto que certifica a velocidade e distância que os veículos percorrem”, ressalta Silvan Silva Santos, da Divisão de Transportes Públicos da MCTrans.
Os proprietários que tiveram os veículos reprovados na inspeção têm até o dia 10 de setembro para regularizar a situação e procurar o órgão para solicitar nova vistoria.
Dirigir van escolar sem o selo de autorização é considerado infração grave. As empresas podem ser penalizadas com multa e os veículos retidos para regularização.