Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Dezembro

Alimentação e boa forma são importantes no verão

Jornal O Norte
Publicado em 10/01/2007 às 09:07.Atualizado em 15/11/2021 às 07:55.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net




O verão chegou e o desejo de manter a forma é quase uma unanimidade, principalmente entre os jovens que se dedicam a hábitos alimentares considerados fundamentais para a saúde e a busca do corpo perfeito e ideal pode virar uma doença.






Nutricionista chama a atenção das pessoas quanto ao perigo das dietas milagrosas e à importância da prática das caminhadas acompanhadas de uma reeducação alimentar









A coordenadora do curso de Nutrição da Funorte, Ana Cristina Monteiro Prates ressaltou a importância de ser ter uma boa dieta alimentar no verão. De acordo com ela, como o momento atual é de calor, quem deseja manter o corpo em forma tem que ter alguns cuidados como, por exemplo, com o armazenamento dos alimentos devido à temperatura externa e calor que podem deteriorá-los.





– É importante também que a pessoa que pretende fazer alguma dieta procure um profissional, e não faça as dietas ditas milagrosas que não têm poder de emagrecimento. Outra maneira importante de se manter com o corpo e mente saudável é praticar caminhada e não levar uma vida sedentária.



REEDUCAÇÃO ALIMENTAR





De acordo com a nutricionista Ana Cristina Monteiro o ideal é que quem deseja adquirir e permanecer com a saúde em dia procure fazer uma reeducação alimentar baseado em fibras, proteínas e sais minerais. Ela lembra que é indispensável que se faça seis refeições diárias de pequeno volume de 3 em 3 horas, e se procure colocar nas mesmas alimentos ricos em nutrientes.





– É importante que no verão façamos uso de frutas, sucos, cereais, laticínios, carnes magras, leguminosas e hortaliças.





Ela chama a atenção para um outro item importante para a saúde das pessoas: o hambúrguer. De acordo com a nutricionista, esse deve ser retirado do cardápio alimentar.





– Devido ao calor esse alimento pode perder temperatura e vir a desencadear uma intoxicação alimentar. É um alimento como os salgadinhos e outros tipos de sanduíche, que tem uma quantidade considerável de gorduras saturadas e, consequentemente, de baixo valor nutricional.





Ana Cristina afirma ainda que esses tipos de alimentos se não higienizados podem causar também infecção intestinal.





– Não é recomendável que se faça uso sempre do hambúrguer, de vez em quando, sim. É bom que se observem também as condições de higiene, de onde está sendo comprado o mesmo. É bom ter esse cuidado.



ANOREXIA





Outro ponto enfatizado por Ana Cristina Monteiro que está ligado diretamente à reeducação alimentar é quanto à anorexia nervosa que tem tirado a vida de várias jovens que buscam ter um corpo perfeito. – A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar caracterizando em baixo peso corporal e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e, na sociedade, uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.





Ela diz ainda que o emagrecimento sempre aparece com rapidez devido às privações de alimento a que a pessoa se submete em prol de um corpo físico saudável e de boa aparência.





– A anorexia está ligada diretamente à cultura da moda. A pessoa começa a fazer dietas mirabolantes e também restrições alimentares sem qualquer tipo de assistência médica.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por