
Montes Claros enfrentará um período de tempo seco nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta uma estimativa de baixa umidade relativa do ar, com variações entre 30% e 20% nos próximos quatro dias. As temperaturas, por sua vez, permanecerão oscilando entre 13°C e 34°C, caracterizando dias mais quentes e noites mais frias.
Apesar da baixa umidade do ar, o risco de incêndios florestais e impactos à saúde encontra-se em um nível baixo. O Inmet enfatiza a importância de manter uma hidratação adequada durante esse período de baixa umidade, evitando desgaste físico nas horas mais secas e limitando a exposição solar nas partes mais quentes do dia.
Além de Montes Claros, outras cidades do Norte do estado, como Arinos, Bonito de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Espinosa, Formoso, Gameleiras, Itacarambi, Januária, Juvenília, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia e São João das Missões, também estão sob alerta.
O médico, Antônio Jose Marinho Cedrim, cardiologista e emergencista, coordenador do Pronto Socorro do Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro, explica que esse é um período delicado em relação às doenças respiratórias “ Com a baixa umidade do ar o ar seco e a diminuição da temperatura a noite provocam uma alteração na mucosa e pelo fato do ressecamento há uma alteração direta na imunidade dos pacientes sendo um período de grande exacerbação das doenças respiratórias, principalmente para aqueles que já sofrem com alguma patologia respiratórias como o paciente asmático que passam a ter uma inflamação maior nas áreas onde passa o ar”, explica.