· Agentes comunitários do Programa Saúde da Família do Bairro Cintra, estiveram na manhã de ontem, na reunião da câmara municipal reivindicando a efetivação. De acordo com Silvana Aparecida Pereira Silva, esta efetivação é importante, pois, garante mais tranqüilidade para todos os trabalhadores envolvidos, neste que segundo ela é um importante projeto social. – Adoro o meu trabalho, a manifestação é pacifica e não tem conotação política. A nossa luta é que sejamos efetivados e a preocupação de não sermos contratadas no final de cada ano possa ser substituída pela tranqüilidade da efetivação.
Ela revela que a jornada de trabalho diária é de 8h por dia, o que significa entre 10 e 12 casas visitadas. Ela explica que o trabalho realizado pelas agentes consiste basicamente em orientar a comunidade quanto a prevenção de doenças, como por exemplo, diabetes, hipertensão arterial, dengue e tudo o que diz respeito a saúde das pessoas.
EQUIPES
O Programa Saúde da Família é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. E atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. (SN)
