Nágila Almeida
Colaboração para O NORTE
É grande a expectativa para a instalação da Adenor - Agência de desenvolvimento do Norte de Minas, marcada para amanhã, quarta-feira. A comissão de instalação, que é formada por entidades representativas da região, comandará a assembleia de constituição e fundação da Adenor, às 19h00, no iSPaço eventos, no Ibituruna Center, em Montes Claros.
A Adenor será uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de trabalhar para promover, quantificar e qualificar a riqueza do Norte de Minas, visando atrair investidores e novos negócios.
A agência tem como meta incentivar o desenvolvimento regional.
Vão compor a reunião Adenor, entidades de classe, empresas e lideranças como Area, Sociedade Rural, Sebrae; ACIs da região, órgãos ligados à Fiemg; faculdades, empresas, bancos de fomento, consultores de projetos socioeconômicos, lideranças políticas, Consórcios Micro Regionais; Prefeituras, Câmaras Municipais e entidades do Governo.
A Agência tem caráter eminentemente empresarial, de elaboração de projetos e vai facilitar a atração de investimentos através da divulgação das potencialidades desta região, além de realizar estudos, pesquisas, organizar bancos de dados, mapear oportunidades e atividades voltadas ao desenvolvimento de projetos institucionais de interesse geral, captar carências e tendências, processar e direcionar dados e informações, motivar e atrair lideranças e investidores, garantindo um crescimento econômico sustentável.
A partir da Adenor, o Norte de Minas deverá ter mais integração intra e inter-regional, nos seus 89 municípios. A Agência ajudará a identificar oportunidades de investimentos; a acelerar o crescimento econômico sustentável; valorizar a biodiversidade; trabalhar cluster e cadeias produtivas e oferecer infraestrutura competitiva.
Atenta às riquezas materiais, imateriais e naturais, a agência direciona seus esforços para o desenvolvimento integrado e sustentável da região.
- Ela é despertadora dos interesses empresariais e tem papel fundamental na atração de novos investimentos. Devemos ter argumentos suficientes para atrair investidores e novos negócios. A Adenor vai facilitar a atração de incentivos fiscais e financeiros, através da divulgação de nossas potencialidades. O foco no crescimento econômico com a exploração racional de seus recursos naturais proporcionará a melhoria da qualidade de vida da população - diz Jamil Habib Curi, empresário e ex-presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros - ACI.
A Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas reúne parceiros atuantes nos mais diversos setores da cadeia produtiva regional. A comissão que conduz a implantação da Adenor é composta por representantes da Sociedade e Sindicato Rural – Rômulo Labbate -, ACI de Pirapora - Alexander Fontana -, ACI de Montes Claros - Geraldo Drumond; Regional Norte da Fiemg - Ézio Darioli, Assedi – Abilio Carnielli Filho; SINDUSCOM - Leonardo Vasconcelos, ACI de Taiobeiras – Carlito Pereira da Costa e Câmara de Dirigentes Lojistas – Julius Denucci. O estatuto e o regimento interno contam com a consultoria de Antônio Reis.