Mais de seiscentos adolescentes entre 14 e 18 anos já se inscreveram para disputar 15 vagas no curso de aprendiz de auxiliar administrativo, ministrado pelo Senai - Serviço nacional de Aprendizagem Industrial, com foco exclusivo à empresa brasileira de Correios e Telégrafos.
A fila composta por adolescentes ocupava a frente do Senai e seguia pela rua Urandi. E nela, jovens como Jéssica Talita Rocha, 16, estudante, esperava para realizar inscrição e concorrer a um a vaga que poderá garanti no futuro, espaço no mercado de trabalho. Segundo a estudante, a capacitação profissional é uma das metas a serem conquistadas pelos jovens. De olho no mercado, Jéssica fez curso de informática e pretende se esforçar para ser uma das 15 escolhidas.
Adolescentes enfrentam fila para conquistar
mercado de trabalho (foto: WILSON MEDEIROS)
Jefferson Veloso Ribeiro, 17, freqüenta o curso de eletroeletrônica, e garante que investir em conhecimento vale sempre a pena, e aconselha os jovens a se arriscarem, a descobrirem áreas que os interessam e conseqüentemente buscar a qualificação profissional.
- O Senai nos prepara para o mercado de trabalho, quase todos os participantes têm acesso às empresas montes-clarenses. Alem de servir de aprendizagem, serve também de vitrine profissional - comenta Jefferson, que tomou a decisão de estudar engenharia elétrica, depois de conhecer a profissão através do curso técnico.
O prazo termina na próxima sexta-feira, dia 7, e os interessados devem comparecer na sede do Senai na avenida Dulce Sarmento. Carlos Alberto Falcão, gerente de unidade Sesi/Senai, informa que as inscrições são gratuitas, e para se inscrever, o candidato deve apresentar, carteira de identidade e comprovante de residência com cópias, e histórico escolar ou declaração de esta cursando ou cursou o ensino fundamental.
Os 15 selecionados receberão bolsa aprendiz de até um salário mínimo, dependendo do tempo dedicado à empresa. (FC)