Sem assistência

Administração ignora PcDs e investe em frota para o alto escalão

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 05/05/2026 às 19:00.

Em 30 de abril de 2025, O NORTE noticiou o caso de Yago Miguel Parrela, adolescente com paralisia cerebral decorrente de má formação congênita, que buscava a substituição de sua cadeira de rodas, já desgastada e inadequada ao seu peso e tamanho. Mais de um ano depois, a situação permanece sem solução, e Yago segue enfrentando limitações que vão além da sua condição.

A maior dificuldade, como conta a sua mãe, Cibele, é lidar com barreiras colocadas pelas pessoas que deveriam cuidar, no caso, o município de Montes Claros, com a gestão do Centro de Órtese e Prótese, e recebe recursos do governo para atender à população. “Yago esteve lá, tirou as medidas e não recebeu a cadeira. A dele está pequena há muito tempo, já quebrou, eu soldei, fiz o pedido há tempos e até hoje nada. Eles dizem que estão sem fornecedor e que não têm previsão”, diz Cibele.

Mas os problemas não param por aí. Além da falta de equipamento, o adolescente convive com a incerteza no tratamento de saúde e continuidade dos estudos, já que o transporte especial está suspenso e não comporta o número de pessoas que necessitam de deslocamento diário ou frequente. “Se for depender do município, PcDs não fazem hemodiálise, terapia e não estudam. Ficaram de passar o pessoal da hemodiálise para o carro da saúde, mas não estão cumprindo. Fica muita gente para trás. O transporte especial a gente liga cedo, como eles pedem, mas dizem que já não tem vaga. Estão só empurrando os problemas e nunca têm solução”, relata.

A categoria sustenta que a indignação é dominante, pois enquanto a Prefeitura ignora as dificuldades e necessidades básicas da pessoa com deficiência, utiliza recursos públicos para o próprio conforto. Um vídeo veiculado nas redes sociais mostra o prefeito Guilherme Guimarães e a secretária de Administração, Celeste Fróes, comemorando a aquisição de dois carros 100% elétricos da marca BYD, incorporados àquela secretaria. As informações públicas trazem apenas o número do pregão eletrônico 124/2025, meio pelo qual os veículos foram adquiridos, mas não informam o valor gasto na compra dos veículos. Em uma pesquisa sobre o preço de mercado, a reportagem constatou que um veículo similar não sai por menos de R$ 130 mil, cada unidade.

Para o presidente da Associação de Pessoas com Deficiência (Ademoc), Valcir Soares, o município é negligente com as necessidades dos PcDs e a falta de investimento naquilo que é urgente é inaceitável. “O Centro foi criado com o objetivo de reabilitar os pacientes e fazer a entrega dos equipamentos. Apesar de manter profissionais trabalhando, não investiu em tecnologia e logística. O município não faz investimento nenhum para dar atendimento de qualidade. Hoje está demorando cerca de dois, três anos para entregar um equipamento”, destaca Valcir. O ex-vereador é um exemplo real de quão atrasado o município está na assistência à saúde. Valcir, que utilizava bengala, recentemente teve sua vida modificada com a colocação de órtese. Para isso, teve que ir até Belo Horizonte.

“Fiz o cadastro pela internet, não tem fura-fila. Eles retornam o contato para a primeira avaliação. A segunda avaliação é no hospital e, se houver necessidade, faz a internação para reabilitar e colocar a órtese ou prótese. A diferença é que lá existe investimento e aqui falta aplicar o recurso. Minha vida melhorou 99%”. Ele lamenta ainda que o município não priorize as demandas essenciais. “Não é brincadeira. Pessoas estão ficando acamadas e atrofiadas por falta de aparelho ortopédico. Agora consigo caminhar com equilíbrio e liberdade. Lá em BH reabilita mesmo. Essa demora aqui torna tudo mais difícil”, conclui.

A Prefeitura de Montes Claros foi oficialmente procurada para falar sobre a situação, mas até o fechamento da edição, não deu retorno.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por