A Ademoc - Associação das pessoas com deficiência de Montes Claros realizará exposição de material sobre os direitos e as conquistas dos portadores de deficiência em relação à inclusão social. Serão mostrados materiais distribuídos durante conferência nacional que abordou os direitos da pessoa com deficiência, como livros, panfletos, projetos e propostas em favor da inclusão social.
O material também será exposto em outros locais da cidade, segundo Odias Ferreira da Silva, representante da Ademoc no Conselho municipal da pessoa com deficiência e uma das representantes da região no evento,
Realizada em Brasília-DF, no período de 1 a 4 deste mês, a II Conferência nacional dos direitos da pessoa com deficiência discutiu o tema – Inclusão, participação e desenvolvimento: um novo jeito de avançar. O evento teve como objetivo a análise dos avanços e a discussão de estratégias, com propostas para que a inclusão aconteça não só de direito, mas também de fato em todos os espaços da sociedade, levando o debate em defesa das pessoas com deficiência à comunidade a envolvendo também os gestores públicos.
PROPOSTAS
Durante os quatro dias, houve também a apreciação de propostas escolhidas nas conferências estaduais. Foram mais de 3 mil inscritos, representando todos os estados. Minas Gerais, representada por mais de 65 delegados – a segunda maior representação, atrás de São Paulo – foi a primeira delegação em aceitação no evento.
Montes Claros foi representada pelos delegados escolhidos na II Conferência do estado de Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de agosto: Odias Ferreira da Silva, Antônia Aparecida Ferreira da Silva, Rosana Froes, Ilza Ribeiro, Maria Inês Nunes Marques, e Adimilson Ribeiro dos Santos, que também é presidente do Conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência.
Do encontro participaram ainda o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio Alves Pereira, a senadora Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente) e vários deputados.