O vereador Valcir Soares esteve visitando as instalações do parque municipal Milton Prates e do Zoológico, última na quinta-feira, acompanhado de dois portadores de deficiência e técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente, avaliando as condições de acessibilidade. A visita faz parte de programa que a Associação dos portadores de deficiência de Montes Claros (Ademoc) vem desenvolvendo e que prevê visita a todos os órgãos e prédios públicos para avaliar as condições de acesso para os deficientes e idosos.
A Ademoc vem desenvolvendo um projeto que prevê visita a todos os órgãos e prédios públicos para avaliar as condições de acesso para os deficientes e idosos (foto: divulgação)
Na visita ao parque, os deficientes Cláudio de Jesus (visual) e Alexandre Oliveira (cadeirante) acompanharam o vereador e constataram que, apesar de várias modificações já feitas, o acesso dos deficientes ainda é restrito em alguns locais, como no restaurante.
- Muita coisa já melhorou, pois o acesso ao parque municipal já é possível aos cadeirantes sem necessidade de ajuda - destaca o vereador que enumera algumas obras que facilitariam o acesso como melhoria do piso dos passeios e passarelas dentro do parque, como banheiros adaptados, rampas em vários locais, placas de identificação escritas em braile e passeio rebaixado na entrada do Zoológico.
- Há alguns dias Alexandre Oliveira esteve aqui para almoçar e uma mesa do restaurante teve que ser levada para um local mais acessível, pois ele não conseguiu subir as escadas - lembra o vereador.
Para verificar as questões relacionadas com o acesso dos deficientes e idosos, a Ademoc criou uma Comissão de Acessibilidade, constituída para verificar todos os prédios onde funcionam órgãos públicos e de acesso público, como agências bancárias, restaurantes e comércio em geral. Após a visita, a comissão vai apresentar relatórios com sugestões de modificações.
- Geralmente são reformas simples e que exigem pouco investimento - afirma Valcir Soares.
No caso do parque municipal e do zoológico, Valcir Soares encaminhou requerimento, na última terça-feira (09), ao secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, relatando melhorias solicitadas pelos idosos e deficie
Ele já nos garantiu, pessoalmente, que vai fazer projeto para melhorar a acessibilidade, adaptar banheiros, fazer rampas e colocar placas de identificação de plantas e animais na escrita braile - afirma o vereador.
Outras duas reivindicações foram feitas pelo vereador. Uma delas é a implantação de projeto para levar alunos das escolas especiais para participar oficinas dentro do Zoológico. A outra consiste na aquisição de um carro elétrico para condução de idosos e pessoas com deficiência em passeios pelo parque e zoológico.