O vereador Valcir Soares – PTB, foi mantido
na presidência da Ademoc - Associação das pessoas portadoras de deficiência de Montes Claros, em eleição realizada
nesta semana na sede da entidade, no bairro Maracanã
O presidente reeleito destacou o trabalho que a Ademoc tem realizado na defesa dos interesses dos portadores de deficiência, com ênfase para as atividades que visem à inclusão social, através de convênios e parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e empresas de Montes Claros.
Candidato único, Valcir Soares foi reeleito para novo mandato de três anos. Na abertura dos trabalhos, a associada ressaltou que:
- A chapa única na eleição demonstrou a conscientização dos associados da necessidade de preservar a união da classe, resultando em maior empenho na defesa dos interesses das pessoas com deficiência em nossa cidade e região – ressalta Célia de Araújo, secretaria da Ademoc e que presidiu o pleito.
Ela também destaca os maiores desafios a serem vencidos, relacionados na atualidade com problemas de acessibilidade e no cumprimento das leis que estabelecem direitos para os portadores de deficiência no âmbito federal, estadual e municipal, além do preconceito que ainda existe em relação aos deficientes.
Valcir Soares falou das diversas conquistas que os portadores de deficiência têm conseguido através da Ademoc e de outras entidades. Destacou a criação e implantação do Centro de reabilitação, que já atendeu mais de 100 pessoas com órteses e próteses; implantação do Centro auditivo Audiobera, que já atendeu mais de 1.000 pessoas; doação de terreno de 600 metros quadrados para construção da sede da Ademoc, no bairro Canelas; doação de veículo para a Ademoc; doação de cadeiras de rodas; celebração de convênio com o governo do Estado, através da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes.
- Destaco a participação do Conselho estadual dos direitos da criança e do adolescente, através do qual foi possível montar sala de informática com dez computadores novos e criar o banco de emprego na Ademoc, que já encaminhou e empregou mais de 150 pessoas com deficiência - conclui Valcir Soares. (Com SC)
