Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Através de convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes com a interveniência do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Ademoc - Associação dos Portadores de Deficiência Física de Montes Claros, colocou em funcionamento uma sala de informática em sua sede, na qual serão ministrados cursos básicos, incluindo acesso à rede mundial de computadores (Internet).
O convênio tem o objetivo de capacitar profissionalmente adolescentes de 16 e 17 anos, com preferência para portadores de deficiência e oferecer oportunidades de trabalho, através da informática, a aproximadamente 5.800 pessoas.
- Desta forma, entendemos que a Ademoc está contribuindo para a inserção de jovens no mercado de trabalho - revela o vereador e presidente da associação, Valcir Soares. O parlamentar afirma que foram investidos recursos da ordem de R$ 19.649,00 para aquisição de 10 microcomputadores, mesas, cadeiras e ar condicionado. Valcir destaca que na inauguração da sala, semana passada, participaram sócios da Ademoc e a família do saudoso Leonardo Soares da Silva (Leo), voluntário da Ademoc que faleceu em 2004 e que foi homenageado, tendo a sala recebido o seu nome.
Convênio firmado entre o governo do estado e a Associação dos Portadores de Deficiência Física de Montes Claros, através do vereador Valcir da Ademoc, possibilita a qualificação e capacitação de jovens e adolescentes
(foto: Wilson Medeiros)
Ele explica que, com este convênio, a associação dá início a um programa de capacitação dos portadores de deficiência não só de Montes Claros, mas de toda a região, onde há vagas reservadas aos deficientes nas empresas, mas que não são ocupadas por falta de formação profissional.
- De acordo com a legislação, a cada 100 empregados, as empresas são obrigadas a ter 2% das vagas ocupadas por portadores de deficiência. Em Montes Claros, já encaminhamos empregados para uma rede de farmácias e um supermercado e temos pedido de indicação para outras empresas, inclusive de cidades da região, que não conseguem fechar as cotas por falta de pessoal qualificado - prosseguiu o presidente da Ademoc, assegurando ainda que, na primeira quinzena de julho, a Ademoc dará início às aulas de conhecimento básico de informática e acesso a internet, com turmas de manhã, à tarde e nos finais de semana, cujas aulas terão a duração de duas a três horas por dia.
O dirigente esclarece que, diante da falta de portadores de deficiência qualificados, os que tiverem bom aproveitamento nos cursos serão encaminhados pela própria Ademoc para o mercado de trabalho, através de convênios já firmados com empresas da cidade.
- Futuramente, pretendemos ampliar os cursos de formação profissional para áreas de telefonia e parte administrativa. Os interessados nos cursos, portadores de deficiência ou não, com idade de 16 e 17 anos, podem procurar a Ademoc, na rua Sete de Setembro, 159, bairro Maracanã, telefone (38) 3214-8130. A entidade também necessita de voluntários para atuarem como instrutores - finaliza.