A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, através do Plano Nacional de Qualificação Social e Profissional, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, deverá capacitar trabalhadores para a sua inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos em diversas áreas.
O objetivo do programa é contribuir para a inserção e manutenção do trabalhador no mercado de trabalho, bem como com o aumento da qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos em Montes Claros.
- A parceria com a ACI é importante, pois a entidade sempre investiu na qualificação do trabalhador, buscando a inclusão social e a redução das desigualdades sociais - afirma Geraldo Drumond, presidente da ACI.
De acordo com Adriano Becattini, vice-presidente da ACI e membro da Comissão de Renda Trabalho e Emprego da Cidade de Montes Claros, as demandas de cursos foram sugeridas pela comissão e abrangem os cursos de Auxiliar de Departamento de Pessoal, Confecção Industrial, Costura Industrial, Eletricista de Automóveis e Injeção Eletrônica, Eletricista Instalador, Encarregado de Obras da Construção Civil, Mecânica de Motores Diesel, Mecânica Diesel, Montagem e Manutenção de Mecânica Industrial, Pedreiro de Alvenaria e Acabamento e Transporte de Produtos Perigosos (Mopp).
Becattini destaca que cada turma terá 20 vagas, sendo que o participante deverá ser inscrito no Sine. Os cursos serão ministrados por empresas de Montes Claros.
- Para contribuir para a geração de emprego e renda, a ACI acredita que não adianta apenas qualificar, mas gerar reais oportunidades de trabalho. A partir do treinamento direto com os postos de trabalho, os alunos terão mais chances de ingressar nestas empresas.