Anny Muriel
Repórter
A Phisical é uma das academias mais antigas em Montes Claros e tem em média duzentos alunos cadastrados. Oferece atividades como musculação, jump, aerobahia, forró, muaythai e dança do ventre.
A princípio, o aluno passa por avaliação física, feita por um fisioterapeuta.
- Todos os alunos são avaliados para que sejam feitas as medidas de gordura e perímetro e a avaliação da postura, a fim de que seja criado o programa das atividades de acordo com a necessidade de cada aluno - afirma a fisioterapeuta Ludimila Cardoso Silvério, que há seis meses é responsável pela avaliação.
FOTO XU MEDEIROS
Movimento de alunos cai 70% no mês de julho,
diz a educadora Dayana de Jesus.
A novidade deste ano nas atividades da Phisical é a acupuntura, um dos componentes da medicina tradicional chinesa. De acordo com a fisioterapeuta, a acupuntura é um processo terapêutico que visa introduzir estímulos em certos lugares anatomicamente definidos pelo corpo, a fim de obter a recuperação global da saúde e até mesmo a prevenção de doenças. As principais doenças tratadas com o processo são lombalgia, tendinite, fibromialgia, dor de cabeça, obesidade, TPM, dermatite de contato, gastrite, bronquite, insônia, tabagismo, dor de dente, intestino preso, endometriose, náuseas, dentre outras. A prática da acupuntura alivia ainda problemas emocionais e dores corporais, proporcionando o reequilíbrio de modo geral.
Já a acupuntura estética auxilia na redução de gordura localizada, rugas, estrias e celulites. Segundo Ludimila, a procura por este tratamento tem aumentado entre as mulheres.
Ainda de acordo com a fisioterapeuta, no mês de julho a academia tem uma redução no número de alunos, que cai para 50%, sendo a maioria jovens estudantes, tanto do sexo masculino como feminino, que, devido ao período de férias, se ausentam da cidade.
Atualmente, a academia tem sido também frequentada por diversos grupos de idosos, principalmente no período da manhã.
- Hoje, os idosos estão mais conscientes da importância da prática do exercício físico, percebem que proporciona uma melhor qualidade de vida, na socialização, controla a pressão arterial, enfim, além de ser uma opção de lazer, ajuda na autoestima da pessoa - diz Ludmila Silvério.
A Phisical conta ainda com profissionais como nutricionista, responsável por indicar dieta para os alunos que se interessem, e professor de educação física, que acompanha as atividades dos alunos durante as aulas.
A equipe do jornal O NORTE visitou ainda a academia New Power, que também sente a redução do número de frequentadores no mês das férias.
- No total, temos em média trezentos alunos, sendo a maioria homem, mas infelizmente no meio do ano e mês de dezembro o movimento de alunos cai em torno de 70% - diz a educadora física Dayana de Jesus Tereza, 24 anos, que é responsável pela avaliação e acompanhamento físico dos alunos.
Dentre as atividades, são oferecidas aulas de musculação aerobahia, jump e estep. A procura maior, de acordo com Dayana, é pela musculação, prática que o policial militar Luiz Geraldo Perez, 39 anos, exercita há doze anos.
- Eu pude descobrir na musculação uma melhor estética corporal, além de ser uma prática que colabora na minha profissão. Nestes doze anos, a minha autoestima tem melhorado a cada dia, é uma atividade muito saudável – afirma o policial.
Segundo Dayana, a procura pela academia é maior no período do carnaval e de micaretas fora de época, mas ela lembra que é preciso ter disciplina e paciência para obter o resultado desejável.
- A atividade na academia de ginástica requer do aluno muita disciplina. Não basta vir uma semana antes de uma micareta, por exemplo, que não vai surtir efeito a atividade praticada somente durante uma semana. O resultado é um processo lento e gradual, que inclui a prática correta dos exercícios e uma dieta equilibrada, de acordo com a necessidade de cada um - esclarece.
Rhainer Duarte de Jesus, 17 anos, ao contrário de muitos, aproveitou o período de férias para frequentar a academia.
- Preciso ganhar massa muscular, e em uma semana que frequento a academia já estou sentindo o quanto gasto de energia, e isso me proporciona mais vontade de alimentar. A partir do mês de agosto vou procurar uma nutricionista para me indicar uma dieta e algum suplemento alimentar - disse o estudante, que vai à academia todos os dias à tarde.