montes claros

Ação especial para bloquear a raiva

Cães e gatos poderão ser vacinados em frente à Prefeitura de MOC até a próxima sexta-feira

Leonardo Queiroz
Publicado em 22/06/2022 às 00:09.
Vacinação pode ser feita das 7h30 às 16h: proteja seu animal de estimação (leo queiroz)

Vacinação pode ser feita das 7h30 às 16h: proteja seu animal de estimação (leo queiroz)

Cães e gatos poderão ser vacinados contra a raiva em um posto montado em frente à Prefeitura de Montes Claros até sexta-feira (24). O objetivo é fazer o bloqueio da raiva animal, após a identificação do vírus em um morcego capturado no bairro Delfino. 

Moradores da região da Vila Guilhermina, Cândida Câmara e adjacentes podem levar o animal de estimação para ser imunizado das 7h30 às 16h.

Médico veterinário e responsável técnico do Centro de Controle de Zoonoses, Joel Fontes Souza informa que moradores que residem em um raio de até 500 metros da Prefeitura de Montes Claros devem levar os animais para serem imunizados.

“Toda vez que a gente encontra um morcego positivo para o vírus da raiva, precisamos fazer esse bloqueio em um raio de 500 metros, com a vacinação de todos os cães e gatos desta área”, alerta. 

Ainda segundo o profissional, é de fundamental importância que os moradores levem os animais, mesmo que eles sejam vacinados todos os anos. “Esse reforço é fundamental para que a população não corra risco de contrair a doença”, ressalta.

Morador da Vila Guilhermina, Célio Paulino levou os dois cães para vacinar nesta terça-feira (21), primeiro dia da realização do bloqueio vacinal.

“Achei a iniciativa muito importante. Temos que nos proteger e proteger nossos animais de estimação. A raiva é uma doença séria, que pode levar à morte. Se tenho a opção de vir trazer para vacinar, vim logo no primeiro dia”, afirma. 

Além de imunizar os animais, as equipes de saúde da família que atuam em Montes Claros foram capacitadas sobre como orientar a população quanto ao aparecimento de sinais e sintomas da raiva.

“A população deve ficar em alerta pelo risco iminente da transmissão da raiva, uma vez que está circulando em animais silvestres. O município se preocupa em fazer intervenções pontuais para que essa contaminação não chegue a animais domésticos e nem ao ser humano”, afirma Joel Fontes.

A Prefeitura de Montes Claros fica na avenida Cula Mangabeira, 211, bairro Santo Expedito.

ALERTA
De acordo com o coordenador do CCZ, Geraldo Assis Soares Guimarães, o Estado está em situação de alerta para a transmissão da raiva, já com o registro de mortes. O CCZ de Montes Claros, segundo ele, montou uma estratégia de vigilância permanente.

“A estratégia consiste em atender todas os chamados e demandas da população com relação a qualquer morcego ou soinho em situação estranha e anormal. Fazemos as visitas, coleta de material e são retirados fragmentos e enviados ao CCZ de Belo Horizonte, que dá suporte para o diagnóstico”, explica. Para acionar o CCZ, o morador pode ligar para o 2211-4400 ou 2211-4361. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por