
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) promoveu, na manhã desta sexta-feira (31), a ação cívico-social “Conheça sua PM”, na Praça Doutor Carlos Versiani, em Montes Claros. O evento integra as comemorações pelos 250 anos da corporação, celebrados em junho de 2025, e teve como principal objetivo aproximar ainda mais a instituição da comunidade norte-mineira.
Durante toda a manhã, o público pôde conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e participar de diversas atividades. A programação contou com apresentação da Banda de Música da 11ª Região da PM, demonstração da equipe Ronda Ostensiva com Cães (ROCCA), além de ações de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre qualidade de vida.
Crianças e famílias também participaram de atividades educativas e interativas, que abordaram temas como cidadania e segurança pública. A exposição de projetos e portfólios institucionais destacou o papel da PMMG na prevenção da violência e promoção da paz social.
De acordo com o porta-voz da corporação, Capitão Maicon Stephan, “a Polícia Militar é a mais antiga do Brasil e servimos como referência técnica para vários estados”, destacou.
O capitão destacou a importância da 11ª Região da Polícia Militar, que abrange 77 municípios do Norte de Minas, e enfatizou que a segurança pública depende da integração entre a polícia, os órgãos institucionais e a comunidade, reforçando a busca por maior aproximação com a população.
Segundo ele, os resultados positivos da região refletem o trabalho integrado com outros órgãos de segurança. “A 11ª Região tem figurado com números bastante positivos, resultado de boas estratégias e de uma equipe comprometida. Mas não basta apenas ter bons números; é essencial que a população se sinta segura, que veja a presença da Polícia Militar e perceba esse serviço de proteção”, completou.
A Cabo Fernanda, da Patrulha de Proteção à Mulher, destacou os avanços no combate à violência doméstica em Montes Claros e afirmou que a situação está controlada graças às ações sociais e preventivas desenvolvidas pela Polícia Militar. Ela explicou que o aumento no número de denúncias não significa mais casos, mas maior conscientização. “As denúncias têm aumentado em decorrência da divulgação das leis. As mulheres estão recebendo mais informações sobre o que é uma medida protetiva, e os canais de denúncia — 190, 180 e 181 — têm funcionado. Elas estão mais fortes e com mais coragem para denunciar”, destacou.
De acordo com a militar, o atendimento prioritário tem evitado desfechos trágicos. “Sempre que atendem o chamado, as equipes dão prioridade para essas situações. Temos conseguido evitar agravamentos, o que é muito positivo”, ressaltou.
A moradora Júnia Marta, mãe e residente em Montes Claros, também elogiou a atuação da corporação. “É muito bom ter a Polícia Militar na nossa cidade. Eu me sinto muito segura. Como sou mãe, a gente se sente mais protegida para cuidar das nossas crianças”, afirmou.
Ela contou que conhece os canais de emergência e confia no atendimento rápido. “A gente liga no 190 para denunciar. Principalmente quando há mulheres sendo agredidas pelos companheiros. A gente chama a polícia para que sejam tomadas providências. Eu me sinto segura com a Polícia Militar”, relatou.
Para Júnia, a presença da PM e o trabalho das patrulhas femininas fortalecem o vínculo entre as mulheres e a corporação. “A gente sempre conversa com outras mulheres sobre isso. Quando alguma é agredida, a gente orienta para chamar a polícia, tomar providências. A primeira coisa que vem à mente é ligar para o 190. Com certeza existe uma conexão maior entre as mulheres e a polícia. A gente sabe que pode confiar”, concluiu.

