Acontece, desde ontem, quinta-feira, a mostra fotográfica A Catedral no Centenário da Diocese de Montes Claros. Fazer memória é evangelizar, da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, como parte das comemorações alusivas ao 1º centenário da Diocese de Montes Claros. A iniciativa reúne imagens antigas que resgatam um pouco da história da estrutura arquitetônica e da vida pastoral da Catedral, considerada um dos mais belos cartões postais da cidade. A exposição, aberta ao público, segue até 16 de dezembro.
O pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, explica que as fotografias foram conseguidas de várias fontes. Desde arquivos pessoais de quem se casou ou batizou os filhos num dos templos abrangidos pela Paróquia - Catedral, Santuário Bom Jesus ou Capela São José -, de familiares de sacerdotes que exerceram ali seu pastoreio e de bispos como Dom José Alves Trindade, cujo governo foi de 1956 a 1988, e de fotógrafos profissionais, até arquivos públicos do site montesclaros.com e da Unimontes - universidade estadual de Montes Claros. Padre Dorival aproveita a oportunidade para agradecer a gentileza de todos eles em ceder as peças - original ou cópia - para o acervo provisório.
A mostra fotográfica ocorre no contexto do centenário da diocese de Montes Claros, transformada em arquidiocese ou sede metropolitana em 2001, por ocasião da implantação da província eclesiástica de Montes Claros, que ainda abrange as dioceses sufragâneas de Januária, Janaúba e Paracatu. (Fonte: Ascom)