Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2000 existiam 148 mil pessoas cegas e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar. Do total de cegos, 77.900 eram mulheres e 70.100, homens. Devido a inúmeras dificuldades enfrentadas, as pessoas com deficiência visual fundaram no ano de 2004, em Montes Claros, a Associação das Pessoas com Deficiência Visual, que funciona atualmente no Bairro Jaraguá.
Fabiano Batista de Freitas, presidente da Adevimontes, que tem 100% de deficiência visual, ao lado de Jovenildo Ferreira dos Santos, que estuda teclado no Conservatório Lorenzo Fernandez
Segundo o presidente da entidade, Fabiano Batista de Freitas, a associação ficou inativa durante dois anos, tendo retomado às atividades para defender os direitos e mostrar os deveres da classe.
(fotos: Wilson Medeiros)
- São várias as orientações que prestamos aos deficientes, como incentivo para que participem cada vez mais de projetos culturais, através do envolvimento com música, uma vez que 85% dos deficientes hoje cadastrados na associação tem algum tipo de habilidade com esta arte e sabem tocar algum tipo de instrumento musical.