
Na última sexta-feira (21), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene em Montes Claros sediou a cerimônia de troca de comando do 7º Batalhão de Bombeiros (BBM) e celebrou o 10º aniversário do 4º Comando Operacional de Bombeiros. O evento, que destacou uma década de serviço dedicado às regiões Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro de Minas, foi liderado pelo coronel do Corpo de Bombeiros Militar Júlio César Tóffoli e reuniu diversas autoridades.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar (BM), Marcelo de Almeida Gontijo, assumiu o comando do 7º BBM, sucedendo ao tenente-coronel BM Josias Soares de Freitas Júnior, transferido para comandar o 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Uberaba.
“O trabalho do Corpo de Bombeiros é nada mais do que política pública e resolve problemas da sociedade, da população. Para isso, a gente precisa ter uma tropa treinada, preparada, bem fisicamente, bem psicologicamente, com logística suficiente para dar resposta. Então, o meu trabalho será deixar a tropa em condições de prestar um bom serviço à população, estando bem treinada, com bem-estar, com um bom ambiente de trabalho. O meu foco será esse cuidado com a tropa e prestar um serviço de excelência à sociedade mineira”, explica o tenente-coronel Marcelo de Almeida Gontijo.
Sobre os novos projetos, o novo comandante do 7° BBM enfatizou. “Um dos projetos que estamos desenhando está voltado para a saúde mental da nossa tropa, com a saúde física e com o treinamento. Também já estamos trabalhando no planejamento do período de estiagem, para ter uma resposta condizente. O trabalho que foi feito ano passado foi ótimo, teve diminuição de índice em várias unidades de conservação do Norte de Minas, e iremos trabalhar para manter isso e aprimorar. O Corpo de Bombeiros está preparado e tomara que ninguém precise, mas se precisar, não hesite, ligue 193 que o bombeiro irá chegar e dar a resposta”.
Durante sua gestão no 7º BBM, ao longo do ano de 2024, o Tenente-Coronel Josias liderou iniciativas voltadas para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade, com ênfase na prevenção e combate a incêndios florestais, além de valorizar os profissionais da corporação.
O tenente-coronel Josias destacou que foram muitos desafios e pontuou uma questão específica. “Tínhamos uma série histórica de incêndios de vegetação que contribuiu de maneira negativa nos últimos 20 anos. Esse trabalho com a comunidade foi um trabalho bem relevante e deu um resultado muito satisfatório para a região, com 80% de redução nos focos de incêndio, isso aí associado também a outros fatores como a condição climática que ajudou bastante. Acredito que a conscientização da população, a sensibilização e o apoio junto ao corpo de bombeiro para não colocar fogo, acho que foi o diferencial. Esse foi um trabalho bem bacana, e vai ficar uma sequência para os próximos anos muito positiva para a cidade”, diz.
“Um pouco que quero levar de Montes Claros para Uberaba é o calor humano do montes-clarense. E também agradecer pelo apoio, carinho e por todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo de 2024. E num futuro próximo, quem sabe, a gente possa retornar para dar continuidade em mais trabalhos aqui em Montes Claros”, completa o tenente-coronel Josias.
A troca de comando representou uma oportunidade para a implementação de novos projetos, além de garantir uma distribuição equitativa de responsabilidades, benefícios e oportunidades entre os oficiais.