
No próximo sábado (12), Montes Claros será palco da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. O evento é organizado pelas ONGs Movimento LGBTQIAPN+ do Gerais (MGG) e Arco-Íris do Amor, com a participação e o apoio de coletivos que atuam na defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+.
Com o slogan “Diversidade que transforma. Orgulho que fortalece”, a programação pretende chamar a atenção para a importância do respeito à diversidade, da garantia de direitos e da construção de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+. A expectativa dos organizadores é reunir um público diverso na avenida Deputado Esteves Rodrigues, entre pessoas LGBTQIAPN+ e aliados da causa.
Para o coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (Nucide), José Cândido de Souza Filho, conhecido como Candinho, a Parada representa um momento de mobilização social e de reivindicação por direitos, e não apenas uma celebração.
“A sociedade tem respeitado mais a nossa escolha de nos aceitar e o direito de sermos quem somos, mas ainda existe muito preconceito. A Parada LGBTQIAPN+ não é uma festa, é um ato de chamar a atenção da sociedade para a realidade em que vivemos e mostrar que temos os mesmos direitos. Não queremos privilégios, e sim respeito e políticas públicas voltadas às pautas LGBTQIAPN+, principalmente para os mais vulneráveis”, afirma.
A realização da Parada também busca dar visibilidade a situações de discriminação e violência enfrentadas pela população LGBTQIAPN+. Para os organizadores, ocupar espaços públicos é uma forma de reforçar a presença dessa população na sociedade e defender o direito à cidadania, à liberdade e à dignidade.
Candinho também destaca a expectativa para a mobilização deste ano e afirma que a avenida será ocupada pelas cores e pela diversidade. “A Avenida Sanitária vai ficar pequena. Vamos colorir, com muita dignidade, respeito, direitos e união em prol do amor ao próximo”, declara.
