Universidades e ministério da integração firmam parceria para implementação de programa de desenvolvimento regional

Jornal O Norte
27/12/2005 às 10:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:56

A universidade estadual de Montes Claros - Unimontes apresentou na última sexta-feira, 16, na cidade de Porto Seguro (Bahia), o Plano de desenvolvimento integrado e sustentável do mesovales Jequitinhonha e Mucuri - o Plano Meso -, que visa o planejamento conjunto para ações governamentais, através do ministério da Integração Nacional, em municípios de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. A coordenação desse trabalho foi desenvolvida em conjunto com as faculdades São Mateus (ES) e universidade estadual da Bahia (UNEB).

Para o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Geraldo Antônio dos Reis, que esteve representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida na solenidade, o lançamento do Plano Meso corresponde a mais uma importante etapa da parceria entre a Universidade e o ministério da Integração Nacional, ressaltando a atuação dos docentes e acadêmicos na implementação do Programa Mesorregiões. Ele lembrou, ainda, a presença atuante da agência Mesovales, criada com o propósito de articulação e negociação dos interesses comunitários.

- O Plano Meso vai atender programas e ações no âmbito das políticas públicas mesorregionais - explica.

O representante da secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do ministério da Integração Nacional, Henrique Villa da Costa Ferreira, um dos participantes do encontro na cidade baiana, destacou que o governo federal atua na criação de cinco mesorregiões, sendo que o Plano Meso é o chamado piloto.

- A Unimontes é uma parceira desde o primeiro momento e, neste estudo, apresenta os interesses legítimos do Mesovales Jequitinhonha e Mucuri, de forma que o Plano Meso servirá de modelo para a elaboração de outros projetos similares em outras partes do País, avalia.

Ainda conforme Henrique Villa, o plano apresenta de modo prático - e ao mesmo tempo explicativo – que as prioridades estabelecidas para os 105 municípios beneficiados são fundamentadas na base, com pesquisas in loco, que traduzem as necessidades emergentes das comunidades no que se refere à geração de emprego e renda, meio ambiente, infra-estrutura, educação e saúde.

- De fato, foi um processo participativo, com oficinas e encontros em municípios das regiões beneficiadas com as propostas do estudo -  explicou a professora Simone Narciso Lessa, que coordenou a equipe da Unimontes na elaboração do Plano Meso, dentro de um projeto de extensão do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social – primeiro mestrado institucional da Unimontes.

Participaram da reunião em Porto Seguro/BA, o representante da secretaria de Programas Regionais do ministério da Integração Nacional, Rogério de Castro Vieira; a presidente da agência Mesovales, Maria do Carmo Ferreira da Silva; e os professores João Valdir Alves de Souza e Luiz Antônio de Matos Macedo, da Unimontes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por