Semana alerta para direitos dos idosos

Lazer e ações de conscientização chamam atenção para denúncias de maus-tratos e necessidade de cuidado

Leo Queiroz
O Norte - Montes Claros
28/09/2018 às 05:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:41
 (LEO QUEIROZ)

(LEO QUEIROZ)

Desde que foi criado, em março deste ano, o Núcleo de Atendimento ao Idoso de Montes Claros recebe quase dois casos de maus-tratos a maiores de 60 anos todos os dias. Números que mostram que a sociedade ainda precisa se conscientizar sobre a necessidade de respeitar e cuidar dessa parcela da população, que aumenta a cada ano.

O núcleo funciona na Coordenadoria Municipal do Idoso e, das 332 denúncias recebidas em seis meses de funcionamento, 80% envolvem conflitos familiares, como negligência e abandono.

De acordo com Cibele Diniz, presidente da Coordenadoria do Idoso, 60% dos casos são resolvidos no espaço de apoio, que possui psicólogos, assistentes sociais e equipe profissional qualificada para todos os atendimentos.

Desde a última segunda-feira, Montes Claros celebra a XVIII Semana Municipal do Idoso, promovida pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

Uma das propostas da data é alertar sobre a importância de se cuidar e respeitar a terceira idade. Além disso, várias programações estão acontecendo e serão realizadas até segunda-feira.

De acordo com Cibele Diniz, o objetivo maior é promover o bem-estar e a autoestima do idoso. “Estamos proporcionando a interação entre os grupos de terceira idade com diversificada programação, mostrando para a comunidade o valor do idoso, bem como sua importância para a sociedade”, disse.

A abertura da semana aconteceu na Câmara Municipal, com diversas apresentações artísticas de grupos da terceira idade do Sesc, Cactos, Bem Vida e Renascer com qualidade de Vida.

Uma missa será realizada hoje na Catedral de Montes Claros, às 18h30. Amanhã, das 8h às 12h, acontece um piquenique no Parque Municipal, e no domingo, um culto na 1ª Igreja Batista de Montes Claros, a partir das 19h. Para encerrar, na segunda-feira, sessão de cinema no shopping Ibituruna e mostra de talentos na praça da Matriz a partir das 18h.
 
NÚCLEO
O secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros, Aurindo Ribeiro, autor da lei que criou a Semana Municipal do Idoso e o Conselho do Idoso, se diz muito feliz e bem envolvido na causa.

“O serviço para o idoso é muito bem estruturado em Montes Claros. A Semana do Idoso vem justamente para destacar o importante papel dessa parcela da população no desenvolvimento da cidade, com uma população idosa ativa e presente que possuímos”, afirma.

Ele ressalta que a cidade possui a Coordenadoria do Idoso, o Conselho e os 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados em bairros com serviços para essa faixa da população. “Nesses locais, há todas as informações necessárias para amparar e acolher os idosos”, disse Aurindo.

Maria Justina Pereira Silva, de 65 anos, integrante do grupo “De bem com a vida” e uma das participantes do encontro viu a vida se transformar depois de se unir a grupos da terceira idade.

“A semana é um momento feliz para reencontrar amigos de outros grupos e fazer novas amizades. Minha qualidade de vida aumentou quando comecei, há três anos, a fazer parte desses grupos que proporcionam, além da ginástica, momentos felizes que nos deixam mais animados”, relata.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por