Secretaria municipal de saúde abre guerra contra tuberculose

Jornal O Norte
29/03/2006 às 11:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

A tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas, os quais, bacilos e partículas, permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar, se estiver com o organismo debilitado. Os sintomas da doença são: tosse crônica durante mais de 21 dias; febre; suor noturno (que chega a molhar o lençol), dor no tórax, perda lenta e progressiva de peso, anorexia (falta de apetite) e adinamia (sem disposição).

A prevenção usual da doença é feita com a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver contaminação, o tratamento, que dura em torno de 06 meses, consiste, basicamente, na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida.

CONTAMINAÇÃO

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose, já que a contaminação se dá, entre outros motivos, pela subnutrição e moradias amontoadas em aglomerados e favelas. Os dados revelam, ainda, que 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano. Em Montes Claros, o índice de cura supera os 80%, mas, obedecendo à Agenda Municipal de Saúde, as equipes de profissionais que atuam nos PSFs e Unidades Básicas querem chegar a 100%, mas, para isso, depende, em muito, do tratamento supervisionado e da cooperação dos próprios pacientes.

No último dia 24 de março, quando se comemorou em todo o mundo o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no auditório da Escola Técnica, evento que reuniu mais de 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde.

COMPROMISSO FIRMADO

Ao abrir o Dia Mundial, o secretário João Batista Silvério disse que o compromisso da administração pelo combate à doença está firmado. - O município de Montes Claros, não obstantes todos os esforços do poder público, ainda é referência, em nível de Estado, pelo seu índice de abandono – 7% de acordo com a Coorte de 2004 – quando a Organização Mundial de Saúde preconiza, no máximo, 5% - .

O evento contou  ainda com uma importante palestra  proferida pelo médico pneumologista e referência em Tuberculose, Fernando Collares, o qual conclamou todos os profissionais ao enfrentamento da doença com a estratégia DOTS – sigla em inglês que significa “tratamento supervisionado”, cujo maior objetivo é buscar-se a diminuição do índice de abandono.

Após a palestra, os participantes puderam debater o tema com o especialista, através de perguntas dirigidas e contribuições da experiência pessoal e no local de trabalho.

EXPERIÊNCIA

O filme “Volta, Landico” foi exibido e abordou a temática do trabalho de uma equipe de saúde da família na periferia de uma cidade brasileira, contendo todos os ingredientes da experiência do tratamento supervisionado, já que vários pacientes, por diversos motivos, abandonam e são transmissores em potencial da doença para um grupo muito grande de pessoas.

A partir do próximo mês de abril, todos os profissionais que atuam nas unidades básicas e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), do Sistema Municipal de Saúde de Montes Claros passarão por curso de capacitação e sensibilização, com ênfase conteudística para os seguintes passos: 1- detectar os casos sintomáticos respiratórios; 2- fazer o diagnóstico; 3- implantar o tratamento supervisionado, o qual exige do profissional rigorosa observância da ingestão das drogas conjugadas, por parte do paciente, dia a dia, ao longo de seis meses, no mínimo, para que se possa dá-lo por curado, vez que, o tratamento interrompido fortalece o bacilo de Koch e pode trazer de volta a doença.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por