Santa Casa já realiza cirurgia para combater suor excessivo

Jornal O Norte
05/04/2006 às 10:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

No mês de março a equipe de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Montes Claros, composta pelos cirurgiões, Romildo D’Angelis e Vinícius Turano Mota realizou duas cirurgias de Simpatectomia Torácica, para correção de distúrbio conhecido como hiperidrose, que leva a uma produção exagerada de suor em determinadas partes do corpo.

Segundo Vinícius Turano, a hiperidrose se manifesta em algumas pessoas desde a infância, em outras na adolescência. A produção excessiva de suor causa sérios problemas sociais, emocionais e profissionais.

- A hiperidrose é bastante constrangedora e o paciente sofre muito com ela. Não é uma doença considerada grave, nem que leve a grandes riscos; mas é bastante incômoda -, explica o médico.

CIRURGIA

A cirurgia é feita através de vídeo e a cicatriz é menor que um centímetro. São feitos apenas dois pequenos furos: um na região das axilas, e outro nas costas menores que um centímetro, onde é cortado o nervo que produz o suor na região. A anestesia é geral, a duração do processo cirúrgico é de 30 a 40 minutos.

- A cirurgia é rápida e segura. O paciente interna pela manhã e, no máximo, no dia seguinte recebe alta. A recuperação é de três dias a uma semana. São raras as complicações e a cirurgia é de baixo risco se comparada às outras cirurgias.

Ainda segundo Vinícius Turano, existem tratamentos clínicos para a hiperidrose, como botox, cremes e medicamentos. Porém, não têm eficácia, o custo é muito elevado e a duração do efeito é de, no máximo, seis meses.

- Os remédios têm inúmeros efeitos colaterais e um alto custo. A cirurgia tem um custo-benefício melhor, porque resolve definitivamente o problema - ressalta.

SUDORESE

Outro aspecto ressaltado pelo especialista é que até pouco tempo, após a cirurgia, havia o inconveniente chamado sudorese compensatória, no qual o paciente, após a cirurgia, suava excessivamente em outra parte do corpo. Hoje, segundo o médico, a técnica cirúrgica avançou e este problema e facilmente controlado.

A Equipe da Santa Casa já realizou duas cirurgias de Simpatectomia e outras já estão agendadas. Até o momento só é possível realizar o procedimento cirúrgico através de convênios ou particular. Devido ao elevado custo do material para a cirurgia, o SUS - Sistema único de saúde ainda não cobre este procedimento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por