Presidente da associação de moradores do Major Prates rebate acusações

Jornal O Norte
11/08/2005 às 20:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49




O presidente da Associação dos moradores do Bairro Major Prates, Lourenildo Araújo, procurou a reportagem terça feira, 09, para rebater acusações de alguns moradores, que se dizem contrários à sua administração, inclusive afirmando que ele não trabalha em prol das necessidades do bairro.

Lourenildo diz se sentir injustiçado e que exerce o segundo mandato, assumido em agosto de 2000. Desde que esteve à frente da associação pela primeira vez, diz que sempre procurou realizar um bom trabalho, sendo que tudo é devidamente regulamentado e acompanhado de perto por ele, inclusive mantendo boas relações junto às secretarias da atual administração municipal, no sentido de reivindicar melhorias para o Major Prates.

Uma das primeiras providências do presidente da associação foi a organização da quadra de esportes, inclusive emitindo carteira de usuário com o  timbre da entidade, na qual consta o nome completo do portador,  com o dia e horários estabelecidos para o uso do local. Dessa forma, fica mais fácil organizar, manter a ordem e promover a limpeza e manutenção do local.

BIBLIOTECA DESATIVADA

Lourenildo conta que, em 2001, ainda na gestão do prefeito Jairo Ataíde, enviou oficio à secretaria de governo solicitando o funcionamento de uma biblioteca comunitária, sendo prontamente atendido, já que essa era uma necessidade dos estudantes do bairro, que não precisavam mais se deslocar até o Centro Cultural para fazer seus trabalhos escolares.

A biblioteca funcionou durante três anos em uma das salas do Sub-centro do bairro e, graças ao esforço da diretoria, que solicitou a doação de livros à comunidade, foi possível atender as expectativas.

De acordo com Lourenildo, em 2004 e no final do mandato de Jairo Ataíde, o então secretário de Governo, Geraldo Correa Machado, determinou o fechamento da biblioteca e, sem comunicação prévia, mandou desocupar o lugar por conta própria, ou seja, tudo foi feito às pressas, e sem a presença  da diretoria, que nada pôde fazer, inclusive todo o material didático foi amontoado de qualquer forma em um pequeno cômodo, correndo o risco de estragar e todo o trabalho de ativação da biblioteca ficar perdido.

Hoje, no local da biblioteca funciona um posto de controle da dengue.

PROTEÇÃO DOS FEIRANTES

Outra reivindicação do presidente foi a solicitação, através de oficio, ao secretario municipal de Agricultura, Reinaldo Veloso Rabelo, no sentido de doações de bancas e algumas lonas para a proteção dos feirantes que trabalham aos domingos, e sem qualquer conforto, na feirinha do bairro.

Uma escolinha de futebol foi outro sonho realizado por Lourenildo, que foi durante muitos anos jogador do Ateneu, e sempre quis proporcionar aos adolescentes do bairro essa forma de lazer, que hoje funciona na quadra esportiva do bairro.

São cerca de 62 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, que treinam sempre às quartas e sextas feiras, no horário de 16 às 19 horas, sendo que aos sábados os treinos acontecem às 8 horas da manhã.

O presidente da associação do Bairro Major Prates mostrou à reportagem documentos com pedidos de reforma para a praça, a quadra e outros setores do bairro, afirmando inclusive que foi graças ao seu esforço que conseguiu levar para o bairro o posto policial, que vem prestando relevantes serviços à população.

Conforme informa o presidente, ficou estabelecido em reunião que todas as sextas-feiras a sede da associação cederá suas dependências para eventos especiais, sempre das 18 às 22 horas, sendo que é preciso apenas que os interessados comuniquem à diretoria com antecedência de no mínimo 12 horas.

Dependendo da conveniência, a autorização para uso da quadra poderá ser suspensa, ou mesmo transferida para outro dia e horário.

MAIS EMPENHO

Lourenildo fez questão de afirmar que todos os moradores do bairro têm prioridade quanto aos benefícios oferecidos pela associação, e aproveita para pedir também mais empenho dos moradores, no sentido de se inteirar do que vem sendo feito pela entidade, inclusive fazer sugestões no sentido de conseguir outras melhorias para o bairro.

Existe a idéia de construir sala para que as famílias do bairro usem o  local para velórios, já que realmente houve uma proibição por parte da igreja católica em não mais ceder espaço para esse fim. A diretoria da Associação dos moradores do Bairro Major Prates está assim constituída:

Presidente- Louranildo Araújo, vice-presidente, Osvaldo dos Santos, 1ª secretária, Noêmia Santos Araújo, 2ª secretária, Lúcia Santos Araújo, diretor social, Ivo Mendes, vice-diretor social, Anderson Santos, diretor de relações públicas, Rivaldo Silva, vice-diretor de relações públicas, Ataíde Silva, diretor de comunicação social, Gonzaga Guimarães, vice-diretor, Ambrósio Silva, diretor de esportes, Alderico Miranda, vice, Cristiano Fonseca, 1° tesoureiro, Luís Cláudio Baleeiro, 2° tesoureiro, José Maria Carvalho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por